icone de busca
iBahia Portal de notícias
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
NEM TE CONTO

Espetáculo de Ariano Suassuna encerra turnê na Bahia

As companhias 'Ser Tão Teatro' e 'Clowns de Shakespeare' levam clássico para 3 cidades da Bahia

foto autor

30/03/2010 às 14:05 • Atualizada em 27/08/2022 às 3:16 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News

Farsa da Boa Preguiça, primeira peça de Ariano Suassuna montada pelo Teatro de Arena do Recife, ganha nova montagem itinerante e encerra turnê na Bahia.

O espetáculo, já visto por mais de 12 mil pessoas no estados da Paraíba, Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Alagoas e Sergipe, tem patrocínio do Programa Eletrobrás de Cultura e integra o prêmio Interações Estéticas – Residências Artísticas em Pontos de Cultura, e o Prêmio FUNARTE de Artes Cênicas na Rua.

A primeira cidade do Estado onde a “Farsa da Boa Preguiça” se apresenta é Feira de Santana, no Espaço Cultural Marcus Morais, no dia 04 de abril, às 18h. De lá, a caravana segue para Cruz das Almas, se apresentando no dia 06, às 18h, na Praça Multiuso. As últimas apresentações desta turnê serão nos dias 08 e 09 de abril, em Salvador, na Praça Municipal – Praça do Elevador Lacerda, às 18h. Toda a programação é gratuita.

A estréia nacional do espetáculo aconteceu em João Pessoa – cidade natal de Ariano Suassuna. O grupo percorreu 21 cidades do Nordeste, realizando ao todo 23 apresentações em praças públicas.

O espetáculo - É uma comédia escrita com base em romances e histórias populares do nordeste. A peça conta a trajetória de Joaquim Simão, um tipo “amarelo” nordestino, cujas proezas são versos, preguiça e mulher. Casado com a apaixonada Nevinha, o poeta é vizinho de Aderaldo Catacão e de sua pseudo-intelectual esposa Clarabela, típicos representantes da burguesia capitalista.

Através de diversas reviravoltas e causos, orquestradas por um trio divino, composto por um cristo, um arcanjo e um santo, a trama vai cruzando o destino dos quatro personagens para mostrar que o único e verdadeiro objetivo do trabalho é a preguiça que ele proporciona depois. Enriquecendo a trama, três demônios utilizam vários disfarces e artimanhas para dificultarem os planos do trio. A Farsa da Boa Preguiça é um festejo a cultura popular brasileira, uma homenagem ao nosso povo e revela toda a dimensão mítico-religiosa de nossa cultura.

Leia também:

Foto do autor
AUTOR

AUTOR

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em Nem Te Conto