Um dos principais nomes da turma jovem de estilistas da Bahia, Tarcísio Almeida, 25 anos, começou a mostrar seu talento para o grande público ontem, quando foi ao ar o primeiro episódio do Projeto Fashion, reality show de moda produzido pela Band. Ele disputa com mais 11 concorrentes a chance de chegar entre os finalistas e mostrar uma coleção exclusiva. Além dos desafios comuns ao mundo da moda, o criador e os outros participantes do programa vão dividir o mesmo teto e, sob a tutela de Alexandre Herchcovitch, terão que lidar com a pressão das provas. Entre os desafios está o de produzir roupas com materiais improvisados e temas aleatórios, para a avaliação do estilista Reinaldo Lourenço, da editora de moda da revista Elle, Susana Barbosa, e de Adriane Galisteu, que, além de apresentar a atração, faz parte do júri.
Empolgação Tarcísio tem um estilo apurado, valorizado no mundo da moda – ele já desfilou em eventos importantes como o Rio Moda Hype (2009) e o Dragão Fashion (2007, 2008 e 2010) –, mas nem toda a experiência que acumulou em seis anos de estilismo tiraram dele a empolgação diante do que está por vir. “A proposta do programa é colocar o estilista em um projeto de imersão para criar coisas novas”, comemora. Outro ponto que o baiano destaca é o de conseguir um destaque fora das passarelas. “Vencendo ou não, todos nós poderemos mostrar nosso trabalho e alcançar praças e mercados que não atingimos até então”, avalia o estilista, que celebra o que para ele é um dos elementos mais importantes do programa: “Poder ter o feed back de um júri excelente e do próprio Alexandre Herchcovitch, que é nosso mentor, passa o dia com a gente dando dicas, é maravilhoso”, destaca.
PreferênciasFormado em Direção Teatral, Moda e estudante de Design Gráfico, Tarcísio Almeida construiu uma relação com o estilismo que transcende a criação de roupas. Todas as coleções que lançou até hoje trouxeram uma proposta maior que a de vestir. “Moda é um meio de expressão e comunicação onde linguagens diversas podem se misturar e dialogar, construindo um cenário artístico, social, econômico, político”, explica o criador, que tem modelagem, costura, moulage e alfaiataria como pontos fortes; Issey Miake, Jum Nakao e Sônia Pinto como referências no mundo fashion; e preferência por pesquisa, criação, beneficiamento têxtil, moda conceitual e contemporânea na produção de roupas.
Sábado à noiteO Projeto Fashion é a versão brasileira do Project Runway, atração que já foi indicada sete vezes ao Emmy nos Estados Unidos e já foi produzida em outros 14 países. Fruto de uma parceria da emissora com a Fremantle Media, terá mais 15 episódios, exibidos às 22h45 dos sábados, sob a direção de Fernanda Telles.