Tradição e fé permeiam a festividade em torno do ritual Bembé do Mercado, evento que acontece há mais de um século em Santo Amaro da Purificação, com a participação de todos os terreiros da região. A edição de 120 anos desta grande festa da cultura negra foi registrada pelo fotógrafo baiano Edgar Sousa, resultando numa mostra com belíssimas fotos que marcam pela expressividade das cores, dos gestos e da força de uma cultura que resiste ao longo do tempo.
As fotografias selecionadas estão reunidas na exposição Bembé do Mercado – Bembé que em nagô significa “bater tambor” e em angola “candomblé” - que Edgard Souza expõe, no Espaço Galeria JM, Arts 36 - Rue du Quincampoix 75004, em Paris. A exposição integra as festividades da tradicional festa da lavagem das escadarias De La Madeleine, evento que está em sua nona edição, se caracterizando como um dos mais importantes da cultura baiana em Paris.
O baiano de Jequié, Edgar Souza é considerado um dos mais conceituados fotógrafo de cultura da Bahia. Atualmente, o baiano transita entre os eixos Salvador – Rio – São Paulo, sempre fotografando grandes eventos da cena cultural. É sempre buscando um ângulo diferente e um estilo moderno de fotografar, que o seu trabalho vem sendo disputado pelos principais jornais e revistas do país, além de veículos internacionais, principalmente em Portugal.
Veja também:
Leia também:
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!