Do iBahia, por Emília Oliveira
Não é só de momentos glamorosos que vivem as celebridades. Preta Gil, por exemplo, está, desde a última terça-feira (11), quando começaram as chuvas no Rio de Janeiro, sua terra natal, envolvida com as vítimas dos temporais. Bastante sensibilizada, Preta contou, com exclusividade para a equipe do iBahia, que frequentava desde pequena as regiões atingidas: “É uma lástima tudo que está acontecendo no Rio. Tanto Nova Friburgo, quanto Teresópolis e Itaipava são cidades que eu vou desde garota”. A família da cantora possui uma casa em Araras, localidade que também fica na serra carioca, mas que não foi devastada pelas chuvas.
Para Preta toda essa catástrofe é uma forma de resposta da natureza. “Isso tudo aconteceu por nossa culpa. As construções em áreas indevidas, os lixos jogados em locais proibidos, os desmatamentos, enfim também temos que nos responsabilizar”, afirmou. A enxurrada que devastou algumas das regiões mais conhecidas da serra carioca também afetou muitos amigos de Preta. “Graças a Deus nenhum conhecido meu foi atingido gravemente, mas alguns sofreram as consequências, como Rodrigo Hilbert e Jorge Jael, que ficaram ilhados em suas casas ”, revela.
Mas agora é o momento de ajudar. Preta e seus fãs estão movimentando o Twitter, uma das redes sociais mais populares do planeta. “Eu não consigo ficar apática. Não consigo ver uma notícia dessa e ficar de braços cruzados. Eu tenho o hábito de botar a mão na massa mesmo”, conta. Em Salvador para apresentar a primeira edição da Noite Preta de 2011, a cantora está contando as horas para voltar ao Rio: “Montamos, junto com o Circo Voador, um posto de coleta diária. Vamos arrecadar tudo àquilo que as vítimas das chuvas estão precisando: alimentos, roupas, cobertores, velas, produtos de higiene e água potável”.
Mas nem todas as pessoas são tão solidárias quanto Preta. Alguns de seus seguidores do Twitter reclamaram da quantidade de mensagens sobre a tragédia no Rio de Janeiro. “Hoje pela manhã eu acordei muito cedo, acessei o meu Twitter (@PretaMaria) e comecei a ‘retuitar’ as pessoas que estavam passando informações pertinentes sobre postos de coleta. Algumas pessoas me criticaram e um babaca me falou ‘você já está enchendo o saco, sua gorda’. Eu faço questão de falar sobre isso para que vejam que existe muita gente assim. Que existem pessoas solidárias, mas que existe, principalmente, uma juventude que é fruto de uma nova geração influenciada por programas de humor grosseiros e que usufrui da pior forma possível da liberdade de expressão que a internet permite. Essa é uma juventude agressiva, preconceituosa e covarde. E eu não consigo aceitar isso calada”, desabafou.
Apesar das críticas, Preta garante que não vai deixar de ajudar e divulgar o trabalho de solidariedade das pessoas que estão em prol das vítimas no Rio de Janeiro. No dia 19 de janeiro, a cantora faz mais uma edição da Noite Preta do Bem, show que acontece na capital fluminense. “Quem levar 1 kg de alimento não perecível paga apenas meia entrada. Também é uma forma de ajudar”, analisa. Para Preta, ajudar é um dom que o brasileiro tem. “A solidariedade esta em nós e estou fazendo somente a minha parte. É importante a gente doar mesmo que seja apenas um sorriso ou um abraço. A gente não ficar de mãos atadas diante dessa tragédia”, finaliza. Ninguém duvida que Preta é do bem, não é mesmo?
Veja também:
Leia também:
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!