do iBahia, por Aline Caravina
O jornal "Folha de S. Paulo", desta quarta-feira, 16, - através da coluna de Mônica Bergamo, divulgou que a cantora baiana Maria Bethânia havia conseguido uma autorização do Ministério da Cultura (Minc) para captar R$1,3 milhão e criar um site.
O valor solicitado gerou revolta em alguns internautas, que - através do Twitter, manifestaram a sua opinião. Entre eles estava o cantor Lobão. "Sugeriria fazermos uma campanha tipo: DEVOLVE ESSA PORRA, BETHANIA!!!, escreveu o músico, que ainda aproveitou para alfinetar o MinC."puta que pariu!! ô, Minc! eu quero um blog de poesia pra mim!", finalizou.
Polêmica criada, o nome da cantora foi parar nos trending topics mundiais do Twitter (assuntos mais comentados do momento no mundo). Internautas também criaram um site falso, intitulado “Blog da Bethânia”, para satirizar a artista. A página fake leva o slogan: “Um milhão de motivos para você acessar”, e um anúncio falso de patrocínio do Ministério da Cultura, com apoio da ministra Ana Buarque.
Entenda Bethânia - A ideia da cantora é lançar um site chamado O Mundo Precisa de Poesia, que possa mostrar vídeos diários dela interpretando grandes obras poéticas. A direção ficaria a cargo do conceituado Andrucha Waddington, que foi o responsável pelo documentário Pedrinha de Aruanda, também de Bethânia. Para a realização do projeto, a artista solicitou ao MinC uma autorização para captar R$1,3 milhão com empresas privadas.
“Sempre achamos que internet é um meio menor, né? Se ele colocasse a Maria Bethânia recitando num documentário no cinema ou vendesse pro canal brasil seria tudo certo 1,3 milhão. Cinema onde se paga ingresso. Canal Brasil que só pega em tv a cabo, paga. Agora, um site que vai disponibilizar o mesmo material. Aí não pode. Vira "blog". Lembrem-se, se cada vídeo durar 1 minuto serão 365 minutos de material, o que significa muito mais que um longa metragem que tem hj em dia uma média de 120 minutos!”, declarou o jornalista baiano Luciano Matos, que discorda das acusações feitas a Bethânia, na internet. “Se cada vídeo da Bethânia tiver 1 minuto, serão 3 longas metragem”, defende ele, que também é crítico de música e blogueiro.
O site O Mundo Precisa de Poesia pode ser também uma continuidade ao projeto Bethânia e as Palavras, que começou em 2009, no qual ela faz apresentações de música e recita poemas de autores brasileiros, portugueses e africanos, entre outros.
A equipe do iBahia entrou em contato com a assessoria de imprensa da artista, mas o responsável não foi encontrado para se pronunciar sobre o assunto.
Veja também:
Leia também:
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!