icone de busca
iBahia Portal de notícias
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
NOVELAS

Veja cinco fatos da história do Brasil representados na novela

Na novela das seis, figuras conhecidas da nossa história se juntam a personagens fictícios, mas salvo a liberdade poética da dramaturgia, muitos acontecimentos são representados

foto autor

Redação iBahia

06/04/2020 às 20:00 • Atualizada em 28/08/2022 às 2:23 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News

De direção de Thereza Falcão e Alessandro Marson, ‘Novo Mundo’ traz a história do Brasil no século 19. A austríaca Leopoldina (Letícia Colin) embarca rumo ao Brasil para se casar com Dom Pedro (Caio Castro), sua ‘prometida’. Na novela das seis, figuras conhecidas da nossa história se juntam a personagens fictícios, mas salvo a liberdade poética da dramaturgia, muitos acontecimentos são representados. Em sua primeira exibição, ‘Novo Mundo’ divertiu e despertou o interesse pela história do Brasil. Por isso, com o retorno da trama ao horário das seis, decidimos relembrar cinco fatos históricos exibidos na novela. Confira:

Dia do Fico

O ‘Dia do Fico’, como ficou conhecido, foi o momento em que o príncipe Dom Pedro decidiu permanecer no Brasil. Em janeiro de 1822, o regente toma a decisão de ficar no território brasileiro e é aclamado pela decisão. Na novela, Dom Pedro (Caio Castro), Joaquim (Chay Suede), Chalaça (Romulo Estrela), Libério (Felipe Silcler), Diara ( Sheron Mennezes) e Wolfgang (Jonas Bloch) celebram ao lado do povo a vitória contra o general Avilez (Paulo Rocha) e as cortes portuguesas, que exigiam o retorno do príncipe para Portugal.

Assinatura do decreto da Independência do Brasil

Sim, quem assinou o decreto da Independência do Brasil foi Leopoldina. No dia 2 de setembro de 1822, a então princesa regente do Brasil teve que assinar o decreto, declarando o Brasil separado de Portugal. Como foi mostrado na novela, Dom Pedro estava em São Paulo quando as ordens de Portugal chegaram. Incentivada por José Bonifácio, ela convocou os ministros, votou e assinou a separação de Portugal.

Após a assinatura do decreto, ela enviou uma carta a Dom Pedro para que ele proclamasse a Independência do Brasil, exatamente como aconteceu na época.

Proclamação da Independência do Brasil

A carta enviada por Leopoldina chegou a Dom Pedro no dia 7 de setembro. Na trama, Joaquim (Chay Suede) parte atrás de Pedro, que está em São Paulo. Ao encontrá-lo com sua comitiva, informa o ocorrido e entrega a carta que Leopoldina escreveu: "Pedro, escrevo essa carta com urgência para lhe dizer que o Brasil está como um vulcão. As cortes portuguesas ordenaram a vossa partida imediatamente, ameaçando-vos e humilhando-vos. O Conselho de Estado aconselha-vos a ficar". Dom Pedro, então, proclama o Brasil livre de Portugal, às margens do Rio Ipiranga, em São Paulo.

Na primeira exibição de ‘Novo Mundo’, a novela reproduziu a proclamação do ato, no dia em que o Brasil comemorou 195 anos da independência de Portugal. A cena foi gravada numa fazenda em Itaguaí, na Região Metropolitana do Rio, e entrou para a história da TV. Na época, o protagonista Caio Castro comentou a cena: “Eu sabia que esse dia seria o ponto maior da novela. Esperei por hoje como se fosse um filho que está para nascer”, disse.

Maldição da família de Dom Pedro

Sim, a família de Dom Pedro I (Caio Castro) foi amaldiçoada por um religioso. A ‘Maldição dos Braganças’, como é conhecida, teria começado no reinado de Dom João IV, quando o monarca teria agredido um franciscano depois dele ter pedido esmola. O frade teria jogado uma praga ao rei, dizendo que jamais um primogênito viveria o bastante para chegar ao trono.

Um século após a maldição, D. João VI e Carlota Joaquina tentaram revertê-la com visitas aos mosteiros de Lisboa e Rio de Janeiro, mas não tiveram sucesso. A partir de então, todos os primogênitos varões morreram antes de reinar. Como foi mostrado na novela, o irmão mais velho de Dom Pedro I faleceu, assim como o primeiro filho homem dele.

Na trama, Leopoldina (Letícia Colin) e Dom Pedro ficam arrasados com a notícia da morte do herdeiro do trono, João Carlos. Dom Pedro culpa Avilez (Paulo Rocha) pela fatalidade, ao saber que a viagem à fazenda pode ter feito mal ao bebê. Ele se culpa, também, por sua ausência. “Não estava perto do meu filho quando ele morreu!…A culpa é minha. Do meu sangue. Todos os primogênitos da minha família morreram antes de assumir o trono!”, desespera-se.

Paixão de Dom Pedro por Domitila

Na história, Dom Pedro se apaixonou por Domitila de Castro Canto e Melo (conhecida como a Marquesa de Santos), e com ela teve cinco filhos, sendo que três morreram prematuramente. Na trama, Domitila é interpretada por Agatha Moreira.

Não há um consenso entre historiadores, mas os diretores Thereza Falcão e Alessandro Marson admitem ter trazido a personagem algum tempo antes de quando ela, a princípio, teria efetivamente conhecido Dom Pedro. Mas o triângulo amoroso realmente fez parte da história de Dom Pedro e, assim como na vida real, Leopoldina (Letícia Colin) sofreu quando descobriu as traições do marido com a marquesa de Santos.

Leia também:

Foto do autor
AUTOR

Redação iBahia

AUTOR

Redação iBahia

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em NOVELAS