E. C. Bahia

Ainda dá? Veja as perspectivas do Bahia para a reta final de campeonato brasileiro

Com três partidas para jogar, tricolor está perto da Sul-Americana mas longe da Libertadores

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)
- Atualizada em

O Bahia passou boa parte do campeonato na parte de cima da tabela. Com boa campanha no primeiro turno, a briga por vaga na Libertadores se tornou uma realidade para os torcedores. No segundo turno, as coisas mudaram e o desempenho caiu bastante. Já são nove partidas sem vencer.

Apesar da queda brusca de desempenho, o tricolor chega à 36ª rodada com chances de classificar para competição continental mais importante das Américas. É verdade que o cenário se tornou improvável, mas a matemática ainda permite a classificação do Esquadrão.

Foto: Felipe Oliveira/EC Bahia

Chances de Libertadores
O G-6 virou G-8 ao longo do campeonato. Isso porque o Athletico-PR é o quinto colocado e já tem uma vaga garantida na competição, por ter sido campeão da Copa do Brasil. Além disso, o campeão brasileiro Flamengo levou também a Libertadores e ganhou a vaga automática.

Com 45 pontos, o Bahia pode chegar a, no máximo, 54 pontos. Para ultrapassar o Inter, oitavo colocado, o tricolor tem que ganhar os três jogos restantes (CSA, Vasco e Fortaleza) e torcer para o Inter somar até dois pontos contra Botafogo, São Paulo e Atlético-MG. Outro cenário possível é o Bahia ganhar dois e empatar um jogo, desde que o Inter perca todos.

Chances de Sul-Americana
Se as perspectivas de Libertadores são desanimadoras, o Bahia está próximo de confirmar uma vaga na próxima Copa Sul-Americana. O time é o 11º e está há quatro pontos do Fluminense, 15º e primeiro time fora da zona de classificação. A vaga pode ser carimbada já nesta rodada, caso o Bahia vença o CSA e o Flu perca para o lanterna Avaí.

Uma derrota do Esquadrão e uma vitória dos cariocas, no entanto, pode complicar a vida dos baianos, pois o próprio Bahia pode virar o 15º. Isso acontece se Vasco, Botafogo, Atlético-MG e Fluminense vencerem na rodada e o Esquadrão perder.