E. C. Bahia

Bahia e Botafogo já se enfrentaram 60 vezes na história; veja retrospecto do confronto

Tricolor encara Fogão nesta quinta-feira (20), às 21h45, na Fonte Nova, pelas oitavas de final da Sul-Americana

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)

Nesta quinta-feira (20) o Bahia vai tirar o Campeonato Brasileiro da cabeça e o foco agora é na Copa Sul-Americana. O Tricolor enfrenta o Botafogo, às 21h45, na Arena Fonte Nova, pelas oitavas de final da competição internacional. Na história, os clubes já se enfrentaram 60 vezes (confira retrospecto abaixo).

Equipes já se enfrentaram no primeiro turno do Campeonato Brasileiro deste ano. Na Fonte, a partida terminou 3 a 3. (Foto: Felipe Oliveira / ECBahia)

Na primeira fase, o Bahia eliminou o Blooming, da Bolívia. Na etapa seguinte, o Esquadrão derrotou o uruguaio Cerro. Já o Botafogo, passou pelo Audax Italiano na primeira fase e venceu o Nacional do Paraguai na segunda. A partida de volta entre Bahia e Botafogo será realizada no dia 3 de outubro, no estádio Nilton Santos. Quem classificar encara o vencedor de Caracas e Atlético-PR nas quartas de final. 

Os ingressos para o confronto em Salvador já estão à venda e podem ser adquiridos no site da Fonte Nova, em cinco shoppings e na própria Arena. Veja a programação abaixo:

QUINTA-FEIRA (20)
Internet – Até 21h15
Bilheteria da Fonte – A partir das 11h (com guichê exclusivo para sócios e prioridades)
Balcão de Ingressos – Shoppings da Bahia, Paralela e Bela Vista – 9h-15h
Loja Oficial do Bahia* – Shopping Estrada do Coco – 10h-15h
*Exceto Cadeira

(Foto: Felipe Oliveira / ECBahia)
Retrospecto do confronto
Bahia e Botafogo já se enfrentaram 60 vezes, entre competições oficiais e amistosos. O Tricolor venceu 19, perdeu 20 e empatou outros 21 jogos. Marcou 60 e sofreu 70 gols.

Em Brasileiros, foram 40 jogos e há equilíbrio: 14 triunfos do Bahia, 12 do Botafogo e 14 empates. O alvinegro marcou 47 gols e o Bahia, 44.

Como mandante o equilíbrio continua, mas o Tricolor leva vantagem vencendo 15 partidas e o time carioca, 13. Ainda houve 11 empates. O Esquadrão marcou 40 gols e sofreu 40.

Jogando no Rio de Janeiro foram 19 partidas oficiais. O Botafogo venceu seis, o Bahia, quatro e houve nove empates. O time carioca marcou 27 gols e o tricolor, 20.

A primeira partida oficial entre as equipes ocorreu no dia 17 de outubro de 1963, pela semifinal da Taça Brasil. Na Fonte Nova, o Tricolor venceu por 1 a 0, gol do atacante Miro. Na ocasião, o Bahia eliminou o adversário e fez a final contra o Santos, mas o time da Vila Belmiro acabou ficando com o título.

O Esquadrão não vence o adversário carioca há cinco partidas. São três triunfos para o time carioca e dois empates.

Este ano as equipes se enfrentaram no primeiro turno do Campeonato Brasileiro. Na Fonte, a partida terminou 3 a 3, com gols de Régis, Vinicius e Allione (Bahia); Kieza (2) e Léo Valencia (Botafogo).

Confira os gols: