E. C. Bahia

Bahia não vence no Barradão desde maio de 2011, pelo Baiano

Para levar a taça, tricolor precisa quebrar tabu

Bruno Queiroz, Redação Correio 24h (bruno.queiroz@redebahia.com.br)

Para levantar a taça de campeão baiano em 2017, o Bahia terá que encerrar um jejum que já dura seis anos. A última vez que o tricolor derrotou o rubro-negro no Barradão foi no dia 1º de maio de 2011, por 3x2, pela semifinal do Campeonato Baiano.

(Reprodução/ Felipe Oliveira/EC Bahia)

Mesmo assim, o resultado não foi suficiente para que o time avançasse, pois o Vitória havia vencido o jogo de ida por 1x0 e jogava por dois resultados iguais. Marcone, duas vezes, e Souza marcaram para o Bahia. O Vitória descontou com Geovanni e Neto Baiano.

Apesar do retrospecto desfavorável, os jogadores tricolores estão confiantes na quebra do tabu neste domingo (7), às 16h. “No primeiro jogo da Copa do Nordeste, a torcida era só deles e fizemos um bom jogo lá. Acredito que só não vencemos porque jogamos mais de 50 minutos com um a menos. Temos que descansar, recuperar quem está muito desgastado, tratar bem e fazer um grande jogo”, analisa Juninho. 

O capitão Tiago partilha do mesmo sentimento e vê o time em condições de conseguir o resultado positivo no Ba-Vi e sair com o título. “Acho que os dois primeiros (Ba-Vis) foram de muito nervosismo, muita briga. Já no último, as coisas foram melhores. A gente conhece bem a equipe deles, os jogadores. Demonstramos no primeiro tempo, na Fonte Nova, que fomos muito superiores e temos condições de ir lá e ganhar o jogo”, afirma.   

Sequência negativa 

Depois daquele clássico de 2011, foram sete Ba-Vis disputados no Barradão. O Vitória levou a melhor em quatro e houve três empates.

Aconteceram outros cinco jogos em que o rubro-negro foi mandante no período. Dois deles em Pituaçu, ambos pelo estadual de 2014, e terminaram empatados por 1x1 e 2x2. Os outros três foram na Fonte Nova. Em 2013, o Vitória venceu por 2x1 na primeira fase do Baiano e houve empate por 0x0 na Série A. Em 2014, o Vitória voltou a vencer por 2x1 na Fonte Nova, pela Série A.

O provável time do Bahia é Jean; Eduardo, Tiago, Lucas Fonseca e Armero; Feijão, Juninho, Edson e Allione; Zé Rafael e Edigar Junio.