E. C. Bahia

Bahia x Grêmio: o que esperar do duelo decisivo na Fonte Nova

Tricolores decidem uma vaga na semifinal da Copa do Brasil

Carlos Bahia* (carlos.filho@redebahia.com.br)
- Atualizada em

O torcedor do Bahia vive a expectativa para o jogo contra o Grêmio, nesta quarta-feira (17), às 19h15, na Arena Fonte Nova. O tricolor baiano tem mais uma chance de avançar para as semifinais da Copa do Brasil, algo que nunca aconteceu na história do clube. Mas, para isso, é preciso bater um adversário forte, e que gosta de vencer o torneio nacional.

O que classifica
Com o empate em 1 a 1 no primeiro duelo do confronto, em Porto Alegre, basta uma das equipes vencer o jogo para se classificar para as semifinais. Como o regulamento da Copa do Brasil não leva em conta o critério de gols marcados fora de casa, empate por qualquer placar leva a decisão da vaga para os pênaltis.

Quem passar desse confronto enfrenta o vencedor de Flamengo e Athletico-PR. No primeiro jogo, em Curitiba, os rubro-negros também empataram por 1 a 1.

O Bahia
O esquadrão trata o duelo como o 'jogo da década'. Com mais de 40 mil torcedores garantidos na Fonte Nova, o Bahia busca passar para as semifinais do campeonato nacional pela primeira vez em sua história. Parou seis vezes nas quartas de final (1989, 1990, 1999, 2002, 2012 e 2018), duas delas contra o próprio Grêmio.

Foto: Felipe Oliveira/EC Bahia/Divulgação

Para o confronto desta quarta-feira, o Bahia não sabe se poderá contar com o lateral Nino Paraíba, que se machucou no jogo de ida e ficou de fora da partida com o Santos, no último sábado (13), em Pituaçu. No entanto, o jogador treinou na última segunda-feira (15) e tem chances de jogar. Caso Nino não tenha condições, Flávio deve ser improvisado na direita, visto que Ezequiel, substituto imediato, não pode atuar na Copa do Brasil com a camisa do Bahia, por já ter participado da competição com a camisa do Fluminense.

Provável escalação do Bahia: Douglas; Nino Paraíba (Flávio), Lucas Fonseca, Juninho e Moisés; Gregore, Elton e Eric Ramires; Artur, Élber e Gilberto.

Grêmio vive boa fase e tem tradição na Copa do Brasil
Se o Bahia sonha com sua primeira semifinal, o Grêmio busca retomar o posto de maior campeão da Copa do Brasil. São cinco títulos na conta gremista, contra seis do Cruzeiro.
 
Cebolinha vive grande momento (Foto: Reprodução/Twitter)

O tricolor gaúcho vem de bons resultados no campeonato brasileiro. Depois de um início ruim, o time de Renato Gaúcho tem, nos últimos cinco jogos, quatro vitórias e uma derrota, justamente para o Bahia (1 a 0 em Pituaçú, gol de Fernandão). As principais esperanças para a classificação estão depositadas em Everton Cebolinha, campeão da Copa América pela seleção brasileira e eleito o melhor jogador da final. O atacante é especulado em diversos times da Europa, principalmente da Inglaterra, mas viajou com o grupo e deve jogar na Fonte Nova.

Se Everton vive uma fase excelente, o mesmo não pode se dizer de André. O centroavante da equipe vive um jejum de mais de 500 minutos sem gol e não marca desde o dia 5 de maio. Ainda assim, o treinador Renato Gaúcho deve escalar o jogador no time titular.

O atacante Diego Tardelli, que viveu polêmica com a diretoria gremista durante a semana, foi relacionado e também veio à Salvador. Deve ser opção para Renato Gaúcho no banco de reservas.

Provável escalação do Grêmio: Paulo Victor; Leonardo, Geromel, Kannemann e Cortez; Maicon, Matheus Henrique, Alisson, Jean Pyerre e Everton; André.

FICHA TÉCNICA
Bahia x Grêmio - Quartas de final da Copa do Brasil
Data: 17/07
Horário: 19h15
Local: Arena Fonte Nova, Salvador
Arbitragem: Bráulio da Silva Machado (SC)
BAHIA
Provável escalação: Douglas; Nino Paraíba (Flávio), Lucas Fonseca, Juninho e Moisés; Gregore, Elton e Eric Ramires; Artur, Élber e Gilberto.
GRÊMIO
Provável escalação: Paulo Victor; Leonardo, Geromel, Kannemann e Cortez; Maicon, Matheus Henrique, Alisson, Jean Pyerre e Everton; André.

*sob supervisão da repórter Cláudia Callado