E. C. Bahia

Com mais quatro vitórias, Bahia se livra da degola; Fla rival direto

Das 28 rodadas disputadas, em 12 o tricolor conseguiu figurar entre os dez primeiros colocados

Miro Palma (miro.palma@redebahia.com.br)
- Atualizada em

Restam dez rodadas para o fim do Campeonato Brasileiro e, pelo terceiro ano seguido, o Bahia faz as contas pra escapar do rebaixamento. Nesta temporada, no entanto, ainda não assustou de fato. Das 28 rodadas disputadas, em 12 o tricolor conseguiu figurar entre os dez primeiros colocados, algo que ainda não havia conseguido na era dos pontos corridos.



O problema, porém, é que a equipe do treinador Cristóvão Borges andou pisando na bola de uns tempos pra cá. Nos cinco últimos jogos, só uma vitória, dois empates e outras duas derrotas. A distância para o Criciúma, primeiro time dentro da zona de rebaixamento, é de apenas quatro pontos.Cristóvão Borges comenta opção de utilizar os criticados Souza e Neto

Confira tabela de classificação e próximos jogos do Brasileirão

Por isso, o duelo de amanhã, às 21h50, diante do Flamengo, no Maracanã,tornou-se quase uma decisão para o Esquadrão. Em caso de triunfo, a distância pra zona de degola pode chegar a sete pontos. Se voltar derrotado, o número pode até cair para um.


De acordo com os matemáticos da UFMG, que analisam os números do Brasileiro, se um clube chegar aos 48 pontos a chance de cair para a Série B é de somente 2,9%. Nesse contexto, o Bahia precisa de quatro vitórias em dez jogos para atingir a meta.


Cristóvão Borges pensa da mesma maneira, mas prefere esquecer a calculadora. “Sabe-se que 48 pontos é um número com o qual, possivelmente, a equipe fique bem. Mas, como estamos pensando jogo a jogo, temos que ganhar.Conseguindo resultados, vamos ficar melhor”.


SEQUÊNCIA O Bahia é 12ºcolocado do Brasileirão com 36 pontos, e a campanha é de nove vitórias, nove empates e dez derrotas. Depois de encarar o Flamengo, o tricolor terá outro adversário direto pela frente: o São Paulo, domingo, às 16h, na Fonte Nova.