E. C. Bahia

É difícil, mas dá! Confira a matemática do Bahia para ir para Libertadores

Cálculo envolve conquistar os seis pontos que restam e ligar o secador

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)
- Atualizada em

Os nove jogos sem vencer no Campeonato Brasileiro deixaram o Bahia longe do sonho da vaga pela Libertadores. Ao vencer o CSA no último domingo (1º), o Esquadrão, no entanto, manteve viva a possibilidade matemática de ir para o mais importante torneiro sul-americano.

É difícil, mas não é impossível - de acordo com os matemáticos da UFMG o Bahia tem 2,2% de chances de conseguir o objetivo. Para isso, é preciso uma combinação de resultados e que, claro, o time de Roger Machado faça sua parte.

Foto: Felipe Oliveira / Divulgação / E.C Bahia
Com 48 pontos, o Bahia ocupa a 11ª posição e precisa chegar até o 8º lugar para garantir a vaga. Nesse caso, precisa conquistar os seis pontos e secar o Corinthians, hoje oitavo colocado com 53 pontos, Fortaleza e Goiás (9º e 10º, respectivamente).

Nos dois últimos jogos da Série A, o Bahia enfrenta o Vasco, na quinta-feira (5), na Fonte Nova, e o Fortaleza, no domingo (8), no Castelão. Para manter o sonho vivo, precisa vencer as duas e chegar aos 54 pontos. Soma-se isso ao secador ligado no máximo: o Corinthians visita o Ceará em Fortaleza na quarta (4) e não pode vencer. Em caso de derrota corintiana, na última rodada eles podem empatar com o Fluminense para manter o sonho tricolor vivo. Se o Corinthians empatar com o Ceará, precisa perder do Flu no domingo.

Para o Bahia seguir na briga, o Goiás não pode vencer as duas partidas, ou seja, fazer seis pontos. Eles enfrentam o Palmeiras em São Paulo e o Grêmio em casa. Já o Fortaleza só será uma preocupação do Bahia no confronto final entre as duas equipes na última rodada. Se o Bahia ainda tiver chances de Libertadores, vencendo o Fortaleza automaticamente passa o rival nordestino na tabela.

Sul-Americana

Já a vaga para a Sul-Americana está bem mais tranquila para o tricolor. Basta um empate em um dos dois jogos para se classificar para competição sem depender de nenhum outro resultado.

O Bahia ainda tem a chance também de fazer a melhor campanha da sua história em pontos corridos. A melhor pontuação do tricolor foi 50 pontos em 2017 e a 11ª colocação em 2018. Neste ano, pode superar as duas marcas.