E. C. Bahia

Em busca da Sul-Americana, Bahia encerra o Campeonato Brasileiro contra o Santos

Para conseguir ir para competição continental, tricolor precisa vencer o Santos em casa, na Arena Fonte Nova, e torcer para que o Sport não vença o Athlético

Redação iBahia

Há algumas rodadas, quando perdeu para o Fluminense e empatou com o Goiás, ambas partidas em casa, parecia difícil o Bahia se salvar do rebaixamento antes da última rodada do Campeonato Brasileiro. No entanto, a reação contra o Atlético-MG (empate em 1 a 1) e a goleada no Fortaleza na 37ª rodada, somados aos empates de Vasco e Goiás, ambos sem gols, fizeram o tricolor baiano respirar aliviado com um jogo de antecedência.

Foto: Felipe Oliveira / E.C Bahia

Agora, o Bahia vai para a última rodada do Brasileirão 2020 podendo garantir uma vaga na Sul-Americana. Para isso, precisa vencer o Santos em casa, na Arena Fonte Nova, e torcer para que o Sport não vença o Athlético. 

Nesse cenário, o Bahia iria a 44 pontos, enquanto o Sport se manteria com 42 ou chegaria apenas a 43. Com isso, o tricolor baiano ficaria 14º, garantindo a vaga na competição continental. 

A partida entre Bahia e Santos está marcada para as 21h30, assim como todos os outros jogos da última rodada do campeonato.  

Provável escalação

Se o Bahia evoluiu nas últimas duas partidas, passa muito pela mudança na escalação promovida pelo técnico Dado Cavalcanti. Ele promoveu um esquema com três volantes, dando chance para Patrick de Luca, que subiu do time sub-20. Além disso, apostou em Rodriguinho como um “falso 9”.

Com as boas atuações, a tendência é que a equipe que enfrentou o Fortaleza seja mantida. Dessa forma, o Bahia deve ir a campo com: Douglas; Nino Paraíba, Ernando, Lucas Fonseca e Matheus Bahia; Gregore, Patrick de Luca, Ronaldo e Rodriguinho; Rossi e Gilberto.

Adversário de folga

Se o Bahia ainda almeja alguma coisa no Campeonato Brasileiro, o Santos já definiu sua situação. Sem poder nem mudar de posição, estando mais de três pontos à frente do 9º colocado e mais três atrás do 7º, o alvinegro já anunciou folga a alguns titulares.

Os desfalques certos são: Pará, Luan Peres, Felipe Jonatan, Alison, Lucas Braga e Soteldo (recesso); Laércio, Madson, Kaio Jorge, Jobson, Carlos Sánchez e Raniel (departamento médico).

Um dos jogadores mais importantes do elenco santista, Marinho testou positivo para a covid-19 e também desfalca o time. Assim, o Santos deve começar o jogo com: João Paulo; Fernando Pileggi (Ivonei), Luiz Felipe, Alex e Wagner Palha; Vinícius Balieiro, Sandry e Jean Mota; Angelo, Bruno Marques e Arthur Gomes.