E. C. Bahia

Guilherme Bellintani inscreve candidatura à presidência do Bahia; conheça os outros nomes

Fernando Jorge e Binha também estão no páreo; maior novidade deste último dia de inscrições é Virgílio Elísio como vice na chapa de Abílio Freire

Herbem Gramacho, do Correio 24h (heberm.gramacho@redebahia.com.br)

O último dia de inscrições de candidatos para as eleições do Bahia está movimentado. Nesta sexta-feira (3), Guilherme Bellintani, Fernando Jorge e Abílio Freire registraram a candidatura para suceder Marcelo Sant’Ana.

Foto: Divulgação

Guilherme Bellintani é o candidato da situação, apoiado por Sant’Ana e pelo vice-presidente Pedro Henriques. De saída da secretaria municipal de Desenvolvimento e Urbanismo, ele tem como candidato a vice da chapa o atual superintendente jurídico do Bahia, Vítor Ferraz. A dupla representa a manutenção da aliança entre o Simplesmente Bahia e a Revolução Tricolor, que formam a base de apoio de Sant’Ana.

O engenheiro Fernando Jorge já disputou as eleições à presidência duas vezes. Vencido em 2005 e 2008, encabeça o grupo Voz do Campeão, de longo histórico na luta pela democracia no clube. Tem como candidato a vice o radialista Antônio Tillemont, segundo mais votado na disputa de 2014, que elegeu Marcelo Sant’Ana.

A surpresa do dia foi a participação de Virgílio Elísio. O ex-presidente da FBF e ex-diretor da CBF é candidato à vice-presidência na chapa liderada pelo advogado Abílio Freire, que estreia pelo grupo Mais um, Baêa! (MUB).

Com a inscrição de Bellintani, Fernando Jorge e Abílio Freire, a eleição do Bahia tem quatro candidatos ao cargo máximo do clube. O outro é o folclórico torcedor Binha de São Caetano, que registrou a candidatura na quinta-feira (2) e tem como candidato a vice o também torcedor Zé Tricolor.

As chapas para o Conselho Deliberativo inscritas até o momento são seis: Nova Ordem Tricolor, Independente Tricolor, Simplesmente Bahia, Revolução Tricolor, 100% Bahia e Bahia - Clube do Povo, composta pelos grupos Integridade Tricolor e Avante Esquadrão. Até o fim do dia, é esperada a inscrição de mais duas: Voz do Campeão e MUB.

A confirmação oficial de todos os candidatos acontecerá na próxima quinta-feira (9), após averiguação dos documentos entregues à comissão eleitoral.