E. C. Bahia

Roger comemora 'estratégia cumprida' e se diz orgulhoso do elenco do Bahia

Bahia derrotou São Paulo mais uma vez e garantiu classificação para as quartas de final

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)
- Atualizada em

Em menos de 15 dias, o Bahia enfrentou o São Paulo três vezes. E saiu com um saldo extremamente positivo. Se no Brasileirão ficou no empate em 0 a 0 no Morumbi, pela Copa do Brasil venceu as duas partidas por 1 a 0, tanto em São Paulo quanto na Arena Fonte Nova, em Salvador. Com isso, o tricolor baiano se classificou para as quartas de final da copa nacional.

Foto: Felipe Oliveira / Divulgação E.C Bahia
Um dos grandes responsáveis pelo resultado foi o técnico Roger Machado. Para encarar o tricolor paulista, o treinador mudou o esquema tático, optou por três volantes e viu a sua estratégia dar certo. Para ele, o comportamento tático foi "consistente".

"Da forma como a gente estruturou o time nas últimas rodadas, tem sido muito difícil fazer gol na gente, entrar em nossa defesa. E está dando oportunidade em sair em velocidade no contra-ataque. O São Paulo valorizou muito a nossa classificação porque foi um time, pela sua qualidade técnica, os atletas tiveram que se manter concentrados nos 90 minutos. A palavra que posso usar, que mais define o sentimento da classificação é orgulho. Foi o que falei para os atletas. Tenho certeza que a nossa torcida sabe. Uma equipe unida, humilde, com uma estratégia boa, cumprida, conseguiu essa bela classificação para próxima fase", disse o treinador.

Na coletiva pós-jogo, Roger explicou a manutenção do esquema com três volantes e indicou a possibilidade de manter o time dessa forma em outros jogos. "O sistema proporciona que você consiga fazer as coberturas adequadas quando o adversário caminha para dentro de seu campo. Cada sistema tem as suas fortalezas e fragilidades. Esse sistema, com tripé de meio-campo, que permite ter dois jogadores leves à frente pelas beiradas, que nos dá a possibilidade de roubar a bola e contra-atacar em velocidade".

Próximos jogos

O Bahia não terá muito tempo para descansar. Já no sábado o time enfrenta o Grêmio, em Pituaçu, pelo Campeonato Brasileiro, às 19h. Depois, terá uma semana inteira para treino e enfrenta o Ceará, em Fortaleza, no próximo dia 8. Antes da pausa da Copa América, o tricolor ainda vai para Porto Alegre jogar contra o Inter, no dia 12.