E. C. Bahia

Vitória tem mais de 50% de risco de rebaixamento; situação do Bahia é mais tranquila

Faltam sete rodadas para o fim do Brasileirão

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)

Após a 31ª rodada do Campeonato Brasileiro, a situação da dupla Ba-Vi ainda requer preocupação. No entanto, bem mais da parte rubro-negra do que tricolor. O Vitória não conseguiu voltar a vencer no Barradão e viu a chance de conquistar três pontos fundamentais contra o lanterna da competição - Atlético-GO - escapar. Com o empate em 1 a 1, o Leão agora tem 57% de chances de ir para a Série B, de acordo com o matemático Tristão Garcia, do site Infobola. 

Após derrota para o Bahia por 2 a 1, Vitória voltou à zona de rebaixamento Foto: Divulgação / E.C Bahia

Com 34 pontos, o Vitória ocupa agora a vice-lanterna do Brasileirão. A situação não é fácil, mas com uma vitória em cima do Vasco, no Maracanã, no próximo domingo (5), e uma combinação de resultados favorável, o Leão pode sair da zona de rebaixamento. Para isso, é necessário que o Avaí não vença do Coritiba em Curitiba e a Ponte Preta não vença o Bahia. 

Ainda de acordo com Tristão Garcia, o número "mágico" neste ano para fugir do rebaixamento é 47. Com isso, o Vitória ainda precisa fazer 13 pontos em 21 que ainda restam para serem disputados. Até o fim do campeonato, o Leão enfrenta: Vasco, Grêmio, Chapecoense e Ponte Preta fora de casa - quando costuma se dar melhor - e Palmeiras, Cruzeiro e Flamengo no Barradão.

Do lado Tricolor a situação não é tão preocupante. Tristão Garcia crava que o Bahia, após empatar em 1 a 1 com o Fluminense no Maracanã, tem 10% de chances de voltar à Série B. O Bahia ocupa a 13ª posição, com 39 pontos. Para alcançar os 47, faltam oito pontos. Seis desses podem ser conquistados contra adversários diretos nesta briga nas próximas duas rodadas: Ponte Preta, na Fonte Nova, e Avaí, na Ressacada. 

Depois deles, o time de Carpegiane enfrenta o Atlético Mineiro, Santos e Chapecoense em casa, e visita Sport e São Paulo. 

Para os mais otimistas, ainda tem um dado interessante: o Bahia tem 2% de ir para Libertadores. Bem difícil, mas matematicamente não é impossível, certo?