Economia de Água

Caixa d'água: saiba porque você deve ter e aprenda como limpar e conservar

Existe uma média de consumo diário prevista para cada morador, estabelecida pela Organização Mundial de Saúde (OMS)

Especial de Conteúdo
- Atualizada em

Oferecimento
Você já parou para pensar a importância da caixa d´água ou reservatório de água? São eles que garantem que sua família tenha a quantidade de água suficiente para o consumo por um período mínimo de 24 horas, mesmo em momentos de variação de pressão ou manutenção nas redes de abastecimento, de acordo com o decreto estadual nº3.060/1994.

E como calcular qual é a sua necessidade de consumo diário?

O consumo médio de água de uma família é influenciado principalmente pelos hábitos e condições econômicas e, portanto, é variável. Existe uma média de consumo diário prevista para cada morador, estabelecida pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que é de 110 litros. No Brasil, estima-se uma média de 150 litros por dia para cada morador e o reservatório é necessário para garantir essa quantidade. Dessa forma, a necessidade de uma família de cinco pessoas (incluindo criança), por exemplo, é de um reservatório com capacidade de 759 litros.

E como mantê-lo limpo?

De acordo com a lei, a Embasa é responsável por fornecer água até o ponto de entrega, ou seja, até o hidrômetro. A partir desse ponto, é responsabilidade do usuário e cuidar da sua caixa d'água vai garantir qualidade da água que você recebe.

Se o reservatório do seu imóvel não estiver limpo e desinfetado, poderá contaminar toda a água, tornando-a imprópria para o consumo e colocando em risco a sua saúde e da sua família. Por este motivo, é fundamental o cuidado com as instalações hidráulicas e com a limpeza periódica da caixa d'água. É recomendável fazer isso a cada seis meses. Confira o passo a passo:

1 - Programe o dia da lavagem da sua caixa d'água. Dê preferência para o dia em que o imóvel tenha menos pessoas.

2 - Inicie o fechamento do registro da entrada da casa ou amarre a boia

3 - Reserve água suficiente para uso durante o período que estiver limpando

4 - Deixe um palmo de água na caixa d'água

5 - Tampe a saída de água. A quantidade que ficou no fundo pode ser utilizada na lavagem e a sujeira não pode descer pela tubulação.

6 - Lave as paredes e o fundo da baixa com escova de fibra vegetal ou fio plástico macio, nunca use sabão, detergente ou outro produto. Evite escova de aço e vassoura.

7 - Ainda com a saída da caixa fechada, deixe entrar um palmo de altura de água. Adicione 1 litro de água sanitária para cada tanque com capacidade de 1.000 litros e deixe por duas horas.

8 - Com uma brocha, balde ou caneta plástica molhe as paredes com a solução desinfetante. A cada 30 minutos, se as paredes internas da caixa secarem, faça nova aplicação dessa mistura até completar duas horas.

9 - Passadas as duas horas, ainda com a boia da caixa amarrada ou registro fechado, esvazie a caixa abrindo sua saída.  Abra todas as torneiras e acione as descargas para desinfetar a rede do imóvel.

10 - Retire a água da lavagem e a sujeira com uma pá de plástico, balde e panos. Utilize panos limpos para secar o fundo, evite passá-los nas paredes.

11 - Tampe adequadamente a caixa para que não entrem pequenos animais, insetos ou sujeitas. Lave a tampa antes da utilização.

12 - Anote do lado de fora da caixa a data de limpeza. Abra a entrada de água da casa e deixe a caixa encher. A caixa está limpa e a água pode ser usada.