Economia de Água

Campeões no consumo de água, banheiros podem se tornar sustentáveis; confira dicas

No verão, a conscientização se faz ainda mais necessária

Especial de Conteúdo
- Atualizada em

Oferecimento
Em uma residência, o banheiro é o cômodo que mais gasta água. Banhos demorados, torneiras pingando, longas descargas fazem do ambiente um vilão na economia de água. No entanto, não precisa ser sempre assim. Algumas atitudes no dia a dia evitam o desperdício e ajudam no bolso, com a diminuição da conta.

No verão, a conscientização se faz ainda mais necessária, já que é comum que, por conta do calor, tenhamos mais necessidade de água e, também, algumas cidades e localidades à beira mar recebam muitos turistas e veranistas, aumentando a demanda por água da rede distribuidora. Para mudar o consumo, confira essas dicas:


- Escolha bem o chuveiro 

O mercado oferece diversos tipos de chuveiro, inclusive alguns modelos que reduzem a quantidade de água gasta durante o banho, o que os tornam mais sustentáveis. Com aparelhos que oferecem economia de água, você também terá uma redução no gasto de energia.

- Sem enrolação no banho

Independentemente do chuveiro da sua casa, seja ele econômico ou não, não demore mais do que o necessário no banho. Cada minuto a menos pode reduzir o consumo em 23 litros. Você também pode ajustar um timer que te ajuda a controlar o tempo embaixo da água. 

- Banho de banheira só para ocasiões especiais

Se tomar banho de banheira faz parte de sua rotina, mude esse hábito. Banho de banheira não é nem um pouco sustentável, se for diário. Esse luxo deve ser experimentado só em ocasiões especiais e tem um custo alto na conta.

- Torneiras também podem ser econômicas

Ao montar sua casa, prefira as torneiras que possuem arejadores, que são capazes de reduzir a vazão de água em 50% - o que pode representar uma economia de 5 mil litros por ano.

- Não abra a torneira toda

Uma torneira completamente aberta representa um desperdício de 90% da água que sairá por ela. Metade da torneira aberta já é suficiente para lavar as mãos ou escovar os dentes.

- Cuidado com o desperdício na hora de fazer a barba

Se alguém na casa tem barba, é necessário evitar deixar a torneira aberta. Em 5 minutos, ela pode gastar 12 litros de água. Uma dica é usar um copo de água para limpar o barbeador e para limpar o rosto, o ideal é tomar um banho em seguida.

- Utilize um balde para reaproveitar água

A água que cai do chuveiro, enquanto você espera o aquecedor amornar a água, pode servir também para lavar o banheiro, áreas externas ou para regar plantas.