Economia de Água

Vai para a casa de praia nestas férias? Aprenda a economizar água no imóvel

No verão, nessas localidades litorâneas é comum queixas sobre falta de água; o uso racional da água é recomendado pela Embasa

Especial de Conteúdo
Oferecimento
Nesse período de verão e férias escolares, muitas famílias optam por alugar casas próximas à praia para descansar e aproveitar o sol. O período é ideal para isso, mas também acende o alerta para a economia de água.

Apesar do alto número de visitantes e, consequentemente, uma alta demanda pela água, os mananciais que abastecem áreas litorâneas como as praias do Litoral Norte e de Morro de São Paulo, por exemplo, continuam os mesmos, o que os deixam com menos água disponível. 

Por isso, no verão, nessas localidades litorâneas é comum queixas sobre falta de água. O uso racional da água é recomendado pela Embasa (Empresa Baiana de Águas e Saneamento). As dicas para evitar o desperdício são simples de serem seguidas e espalhadas.

Confira algumas delas:

Se seu carro sujou até chegar ao destino, não lave-o com mangueira. Utilize baldes e buchas específicas para o automóvel. Assim, você vai economizar cerca de 560 litros de água.

A casa é própria? Se for, faça manutenção nos encanamentos com regularidade para evitar vazamentos. Ao chegar, verifique e corrija eventuais vazamentos na rede interna. 

Banho não é para ser demorado. Se você cortar seu banho pela metade - de 10 para 5 minutos - você economizará 30 a 80 litros de água por cada banho.

Ainda no banheiro, lembre-se de não jogar lixo no vaso sanitário. Isso contribui para aumentar o gasto de água e pode entupir a rede pública de esgoto, causando o transtorno do extravasamento em ruas ou praias.

Churrasco combina muito com verão, não é? Mas se optar por essa refeição, não descongele a carne com a água da torneira. O ideal é deixar os alimentos degelarem dentro da geladeira.

Após a refeição, seja prático ao lavar a louça. Só abra a torneira para enxaguar pratos, talheres e copos uma vez. Dessa forma, você vai economizar em torno de 100 litros de água.

Lembre-se também de verificar as torneiras de casa. Torneiras pingando podem desperdiçar 12 e 20 litros por dia. Evite o entupimento da rede de esgoto. Por isso, nada de descartar óleo de fritura na pia da cozinha. 

Depois de alguns dias veraneando, na hora de limpar a casa opte sempre por vassoura, até mesmo no quintal ou área de piscina. A mangueira ligada por 15 minutos gasta cerca de 280 litros de água.

Por fim, lembre-se que o reúso de água é uma opção possível. Você pode usar a água de enxágue da máquina de lavar roupas para limpar áreas externas ou seu carro e a água da lavagem de folhas e legumes para regar as plantas.