Economize Água

Além do óbvio: maneiras práticas e pouco conhecidas para economizar água

Existem algumas formas pouco conhecidas de ajudar na preservação da água potável do planeta

Especial de Conteúdo
- Atualizada em
Oferecimento
Fechar a torneira ao escovar os dentes e ensaboar os pratos, não demorar debaixo do chuveiro e reutilizar a água da máquina de lavar roupas. Essas são algumas dicas práticas de economizar água que, naturalmente, estão na cabeça de todo mundo. Mas existem algumas formas pouco conhecidas de ajudar na preservação da água potável do planeta. Confira algumas delas:

Atenção no horário de regar as plantas
Evite fazer isso nos momentos em que o dia está mais quente. O motivo? A água evapora com facilidade e deixa de ser aproveitada tanto quanto poderia. Então, a dica é regá-las quando estiver mais frio. Inclusive, uma outra forma de economizar regando as plantas é reutilizar a água da chuva.

Periodicamente feche o registro
Os especialistas indicam a prática para que você possa detectar possíveis vazamentos. Desligue o registro e, em seguida, verifique se continua contando o relógio. Lembre-se, uma gota vazando por segundo são em média 30 litros de água desperdiçadas por dia.

Diminua o consumo de carne
Pode parecer que a situação não tem relação. No entanto, a produção de um alimento feito com água consome muita água. Um simples hambúrguer, por exemplo, gasta cerca de 2.390 litros.

Deixe um balde no chuveiro
Outra dica que ajuda na economia de água é deixar um balde no chuveiro para armazenar a água que corre - principalmente quando se espera que o chuveiro atinja a temperatura adequada. Você pode utilizar essa reserva, por exemplo, para lavar o banheiro, na descarga ou até para regar as plantas.

Prefira garrafas ao invés de copos
Pode parecer besteira, mas o resto de água que você não bebe e que vai para o ralo pode se tornar um problemão para o meio ambiente. Esse ato é mais difícil de acontecer quando você opta por beber o líquido em uma squeeze (garrafa de água).

Não derrame óleo de fritura na pia
Sobrou aquele óleo de fritura da panela? Guarde-o em uma vasilha e faça o seu descarte em um ponto de recolhimento. Um litro do líquido pode contaminar até 400 mil litros de água, sendo muito nocivo ao meio ambiente.

Não jogue lixo no vaso sanitário
Se você é daquelas pessoas que jogam papel ou outro objeto no vaso sanitário, comece a mudar de ideia. Sua atitude faz com que seja acionada a descarga à toa e desperdice mais água.