Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > especiais
Whatsapp Whatsapp
ESPECIAIS

É possível economizar água na piscina; confira dicas

Em casa ou em condomínios, a responsabilidade é dos usuários e do síndico para que o uso do equipamento não seja um fator para o desperdício de água

Redação iBahia • 29/01/2019 às 11:15 • Atualizada em 27/08/2022 às 1:05 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!
Oferecimento

Quem não curte se refrescar em uma piscina? Na época mais quente do ano, a demanda por um banho de piscina cresce ainda mais. O uso do aparelho pode significar um alto consumo de água, no entanto, com cuidados básicos é possível economizar.

Em casa ou em condomínios, a responsabilidade é dos usuários e do síndico para que o uso do equipamento não seja um fator para o desperdício de água. Saiba como colocar isso em prática:

1 - Mantenha a piscina limpa
Economizar água é um processo, que precisa ser cuidado desde em diversas etapas. Sendo assim, limpar a piscina, por exemplo, é uma tarefa que precisa ser incorporada na rotina de quem cuida do equipamento.

Quanto mais limpa estiver a piscina, menos troca de água terá que acontecer. Para o processo de limpeza, fique à superfície, à aspiração da sujeira do fundo da piscina, à filtração da água por no mínimo 6 horas e ao ajuste do PH do cloro e da alcalinidade sempre que julgar necessário.

2 - Não deixe evaporar com facilidade
Uma das formas de economizar água da piscina, é cobri-la quando não estiver sendo utilizada. A lógica é simples: quanto mais água evaporar, mais será necessário encher o equipamento. As capas para piscina evitam que a água evapore facilidade e ajudam a manter o nível da água sempre alto. Elas conseguem reduzir de 50% a 70% a evaporação.

3 - Manutenção adequada
A manutenção ajuda a identificar problemas antes que ocorra algum defeito com prejuízo maior. Um possível mau funcionamento da água compromete a sua qualidade e gera aumento no consumo. Por isso, lembre-se de revisar a bomba e os filtros e analise se eles estão em bom funcionamento. Observe também se há vazamentos ou outras fugas de água.

4 - Reaproveite a água
A filtragem de água - retrolavagem - é essencial para economizar água na piscina. Esse processo é responsável por reaproveitar a água várias vezes, gerando uma diminuição do consumo. Por isso, a importante de manter o equipamento limpo.

5 - Fique atento ao nível da água
A piscina não precisa estar cheia até a borda. Para evitar desperdício, siga o nível indicado pelo fabricante. Caso contrário, a água transbordará.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM ESPECIAIS :

Ver mais em Especiais