A primeira dica que ajuda e muito, tanto no seu bolso e no meio ambiente, é simples e prática: torneira sempre fechada. Na hora de escovar os dentes ou fazer a barba, por exemplo, feche a torneira enquanto não a utiliza.

Outra boa sugestão é você apostar em um “arejador”. Ele tem a função de misturar a água que sai da torneira com ar, o que resulta na diminuição do fluxo do líquido sem que haja sensação de pouca água saindo da torneira. Os fabricantes do equipamento garantem que a economia com o uso dele pode chegar a 80%.
E que tal pensar no reaproveitamento de água? Você pode usar a da chuva ou da máquina de lavar, por exemplo, para lavar calçadas ou cômodos da casa – como o banheiro. Captar água da chuva por meio de um balde ou outro recipiente pode fazer você economizar um bom dinheiro com a conta de água.
Veja mais
De olho nos vazamentos e 'pinga-pinga'
Uma torneira ou chuveiro pingando pode levar você a desperdiçar volume imenso de água todo mês. Por isso, se você possui um equipamento hidráulico em casa com problemas, é recomendado consertá-lo o quanto antes.
Além disso, coloque na sua rotina diária atentar-se às torneiras mal fechadas, que acabam resultando na perda de água ao longo do tempo.
Vazamentos também devem ser consertados o mais rápido possível, pois eles podem fazer sua conta de água subir muito. Inclusive, se perceber que o valor mensal subiu muito, procure ver se existem vazamentos escondidos na sua residência.