Economize Água

Garantir a qualidade da água no verão também depende de você; confira dicas

No verão, cidades como Salvador recebem uma população flutuante grande e tudo tem que estar em ordem para satisfazer veranistas e turistas

Especial de Conteúdo

Oferecimento
Manter a qualidade da água que consumimos é responsabilidade também do consumidor. Normalmente, a água encanada potável e tratada que chega em nossas casas está em condições de consumo, mas alguns cuidados necessários precisam ser tomados para evitar contaminações.

No verão, cidades litorâneas como Salvador recebem uma população flutuante grande e tudo tem que estar em ordem para satisfazer veranistas e turistas. É o caso das caixas d'águas e das piscinas de condomínios e hotéis. A limpeza e manutenção desses equipamentos devem estar em dia. No caso de casas ou villages de veraneio, pode haver o risco de sedimentos acumulados na água acumulada por meses nas caixas d´água durante a baixa estação, quando os domicílios ficam vazios e há pouco uso da água.


Em casos de caixa d’água pequena, o próprio morador pode fazer a limpeza periódica. Para isso, é necessária água sanitária, que tem a mesma ação do cloro, substância bactericida utilizada para manter a pureza da água. No caso dos reservatórios de grande porte, existem empresas especializadas que fazem o serviço.

Além da limpeza, é importante que o próprio morador ou administrador do condomínio e hotel observem o estado do reservatório, avaliando se há rachaduras, se está bem tampado - para que se evite a entrada de sujeiras e animais. Observe também as condições dos telhados, calhas e da tubulação interna do imóvel.

Outras dicas para manter a qualidade da água:

Limpe a caixa d’água a cada seis meses, pelo menos;
Você sabia que é possível ter acesso aos resultados dos testes de qualidade de água fornecida em seu imóvel? A informação está disponível na conta de água.
Antes de comprar um filtro ou purificador, verifique se é adequado para água tratada fornecida pela rede de abastecimento ou se é indicado para água direta da fonte, no caso de poços e nascentes. Isso define o tipo de filtragem do aparelho, garantindo maior eficácia.
Instale os filtros de barro em lugares arejados e longe do sol;
Faça a manutenção correta do aparelho para garantir seu bom funcionamento;
Troque o refil sempre no prazo estabelecido pelo fabricante.