Economize Água

Veja oito vilões do desperdício e saiba como economizar água

No verão, em especial, quando o calor é maior e a necessidade do uso da água também, é preciso ficar atento aos vilões do desperdício

Especial de Conteúdo


Oferecimento
O tema economia de água é constante no dia a dia, seja por quem pensa na preservação do bem precioso da natureza, como quem busca economizar financeiramente. No verão, em especial, quando o calor é maior e a necessidade do uso da água também, é preciso ficar atento aos vilões do desperdício.

Os vazamentos são os que causam os maiores acúmulos de água. Uma torneira gotejando, por exemplo, desperdiça mais de 40 litros de água por dia.
 
Outro vilão é o banho: em apartamentos, um banho de 15 minutos pode consumir cerca de 243 litros de água; reduzindo o tempo para 5 minutos, a economia pode chegar a 162 litros. Ainda no banheiro, escovar os dentes com a torneira aberta por cinco minutos chega a gastar 12 litros em casa e 80 em apartamento.
É possível também economizar na hora de barbear. Abrindo a torneira apenas para o enxague, pode-se economizar até 9 litros de água em casa e 79 litros em apartamento.

O vaso sanitário é mais uma fonte de alto gasto de água. Uma bacia sanitária com válvula e tempo de acionamento de seis segundos gasta de 10 a 14 litros por descarga. Esse valor pode ser bem maior e chegar ao dobro, caso a válvula esteja defeituosa. Por isso, deixe-a sempre regulada e verifique se haverá vazamento.

Uma lavadora de roupas com capacidade para cinco quilos gasta 135 litros. Então, o ideal é usá-la com a capacidade total e, no máximo, três vezes por semana.

Ainda tratando da cozinha, lembre-se de deixar a torneira fechada enquanto não estiver utilizando-a. Com a torneira meio aberta, em 15 minutos são utilizados 117 litros de água.

Uma dica: antes de lavar a louça, limpe os restos de comida dos pratos e panelas primeiramente com papel. Depois de enxaguar os utensílios, ensaboe tudo que tem que ser lavado e então abra novamente a torneira para finalizar.

O oitavo vilão do desperdício está no ato de regar o jardim. Molhar as plantas com uma mangueira durante dez minutos possui um gasto desnecessário de até 186 litros. Uma maneira de economizar é usar um regador e escolher os horários certos para regar as plantas. Durante o verão, regue no começo da manhã ou noite. Já no inverno, o trabalho pode ser dia sim, dia não, sempre pela manhã.