Economize Água

Verão e calor elevam o consumo de água; saiba como economizar

Em tempos de calor, a tentação é de utilizar o chuveiro por mais tempo, mas ele é um grande vilão do desperdício

Especial de Conteúdo
- Atualizada em

Oferecimento
Com a chegada da estação mais quente do ano, a população busca se refrescar ainda mais. O calor fica mais intenso e, como consequência, há um grande aumento no consumo de água. Diante desse cenário, a boa notícia é que com consciência e pequenas ações é possível reduzir o dano - e ainda ajudar no bolso.

Para saber de onde cortar, é importante entender de onde vem o consumo mais alto. E ele vem do banheiro. Em tempos de calor, a tentação é de utilizar o chuveiro por mais tempo, mas ele é um grande vilão do desperdício. Por isso, a primeira dica é óbvia e simples: reduzir o tempo do banho. Uma pessoa que leva cinco minutos a menos no banho diariamente, economiza cerca de 25 litros de água. 


Além disso, os modelos de chuveiros mais modernos possuem o dispositivo de redução de vazão. Com ele, é possível economizar até 50% de água.

Já na cozinha, quando for lavar as louças, fique atento e feche a torneira nos intervalos, para evitar um grande desperdício. a dica é reutilizar o gelo derretido de comidas congeladas para regar as plantas. Se você comprou um saco de gelo para manter as bebidas geladas à beira da piscina, por exemplo, não o deixe derretendo no tanque ou no cão, coloque-o dentro de um balde para poder reutilizar a água que derreter na rega de plantas, por exemplo.

No verão, a piscina se torna alvo de desejo de muitos. Se bem tratada, ela não será um problema contra o desperdício. A piscina parada perde quase 4 mil litros de água por evaporação natural. No entanto, cobri-la com uma lona adequada, com vedação, pode-se reduzir essa perda em 90%.

Nas férias
Não é só dentro de casa que é possível economizar. Na praia, também é fácil ajudar na redução do consumo. Ao usar o chuveirão de alguma barraca, seja rápido e prático.

Se suas férias incluírem hotéis e pousadas, opte por reutilizar as toalhas oferecidas pela hospedagem por mais de um dia, para que sejam evitadas muitas lavagens.

Por fim, os dias mais quentes pedem mais hidratação. Ao invés de comprar garrafas plásticas, que usam, em média, 1,5 litro de água para a produção de cada unidade, a dica é levar uma garrafinha reutilizável com você o tempo todo e ir repondo o líquido.