Economize Água

Você sabia? Equipamentos ajudam a economizar água em casa

No verão, em especial, quando o calor é maior e a necessidade do uso da água também, substituir equipamentos em casa pode ajudar o bolso e o planeta

Especial de Conteúdo
- Atualizada em

Oferecimento
O tema economia de água é uma constante seja nas escolas, em propagandas ou no nosso dia a dia. No entanto, nem todos têm conhecimento de que atitudes e trocas simples são capazes de diminuir gastos e danos. No verão, em especial, quando o calor é maior e a necessidade do uso da água também, substituir equipamentos em casa pode ajudar o bolso e o planeta.
 
Nas descargas do banheiro, por exemplo, uma bacia com caixa acoplada de 12 litros pode ser substituída por uma de 6 litros, o que geraria uma economia de 50%. Outro modelo de bacia, dessa vez com válvula bem regulada de 10 litros, pode ser trocada por uma de Volume de Descarga Reduzido (VDR), com consumo de 6 litros por descarga e economia de 40%.
No banho, os temporizadores são de grande ajuda. Eles são pequenos aparelhos que quando instalados ao chuveiro, te permitem definir um tempo padrão para os banhos. Após esse tempo, o aparelho desliga o chuveiro. É uma boa alternativa para famílias numerosas, principalmente com crianças e adolescentes. É um equipamento barato, fácil de encontrar e de instalar.

Para as torneiras, equipamentos semelhantes ajudam a evitar o desperdício. Os redutores de vazão têm um nome autoexplicativo: eles reduzem a quantidade de saída de água. São equipamentos baratos, encontrados com facilidade em lojas de construção e de fácil instalação.

Outra opção para as torneiras são os arejadores, que misturam a água com o ar, dando a ela um aspecto de espuma. Esse equipamento ajuda muito a diminuir os respingos e também reduz a vazão das torneiras. Eles são um pouco mais caros do que os redutores de vazão, mas garantem mais economia - especialistas indicam que a utilização dos arejadores pode resultar em uma economia de até 75% de água.