Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > esportes
Whatsapp Whatsapp
ESPORTES

A caminho do São Paulo, joias se despedem do Vitória

Formados na base rubro-negra, garotos agradeceram por tudo que viveram enquanto jogadores do Vitória

• 21/03/2016 às 10:04 • Atualizada em 27/08/2022 às 0:37 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!
Da Base
Envolvidos numa negociação entre São Paulo e Vitória, que teve como foco principal o atacante Kieza, dois atletas do Leão usaram as redes sociais para se despedir do clube, agradecer o carinho da torcida e tudo o que viveram nos últimos anos. Geovane, 17, meio-campo, e Ruan Café, 19, atacante, são formados na base rubro negra, e foram peças fundamentais para que Kieza virasse jogador do Rubro-negro. O clube baiano pagou um valor em torno de 1 milhão de dólares aos paulistas e ainda cedeu as duas joias ao tricolor para selar o acordo. Informações não oficiais dão conta de que a diretoria do Vitória teria cedido ainda 50% do passe de cada um dos garotos ao São Paulo. Geovane estava no Vitória há sete anos, enquanto Café, estava perto de completar cinco anos na Toca do Leão.
Ruan Café (esq) e Geovane (dir). Fotos: Arquivo Pessoal
Passagem rápida pelo rival e decepções Aos 11 anos de idade, Geovane fez uma peneira para o Bahia, maior rival do Vitória, e foi aprovado. O garoto é de Paraíso, distrito da cidade Jacobina, que fica a 340km de Salvador, e isso acabou atrapalhando o início do menino no futebol, já que ele não podia morar no alojamento do clube, porque, por lei, só é permitido para jogadores a partir dos 14 anos. A família dele não tinha condições de se mudar para Salvador nem alugar uma casa para que ele ficasse na capital baiana. Além disso, o Bahia não se ofereceu para buscar os pais do atleta para morar na cidade. Com isso, o garoto de apenas 11 anos precisava fazer o trajeto Jacobina-Salvador-Jacobina todos os dias. Decepcionado, Geovane resolveu voltar para seu interior. A chegada ao Vitória A história do garoto acabou chegando aos ouvidos de João Paulo Sampaio, atualmente, funcionário da base do Palmeiras, mas, à época, coordenador da base do Vitória (hoje, no Palmeiras). Sampaio convidou Geovane para uma peneira no Vitória, prometendo arrumar um emprego para seu pai em Salvador, caso fosse aprovado na seletiva. O garoto passou e se mudou para a capital baiana.
Geovane usando a camisa do Leão. Foto: Arquivo Pessoal
Até os 15 anos, ele passou por bastante dificuldades para se adaptar, inclusive, pedindo ao clube para ser liberado, mas sempre sem sucesso. Até então o sub-15, Geovane era lateral esquerdo e alternava entre titular e reserva. Foi quando o então técnico do sub-17 Rubro-nego, João Burse (hoje no sub-20 do Palmeiras), resolveu escalar o garoto como meia. A tentativa deu certo e fez o menino se encontrar em campo, despontando na função.
Geovane com a amarelinha. Foto: Arquivo Pessoal
Títulos e Seleção Brasileira Foi no Sub-17 de que Geovane se encontrou de vez e se tornou uma das maiores promessas rubro-negras, quando passou a ser artilheiro das competições que disputava e ainda chegou à seleção brasileira. O garoto liderou o Vitória na conquista da Copa do Brasil sub-17 da temporada passada, o que garantiu a ele, a titularidade na amarelinha durante a Suwon Cup, e no Mundial Sub-17, no Chile. Ousadia e alegria
Ruan em campo pelo Vitória. Foto: Arquivo Pessoal
Ruan Café também é do interior da Bahia, de uma cidade chamada Bom Jesus da Lapa. O garoto foi para Salvador aos 12 anos para tentar a sorte no futebol e chegou ao Vitória pouco tempo depois. Ele sempre jogou como atacante e tem como características a ousadia, o drible e a habilidade. A adaptação ao elenco rubro-negro não demorou de acontecer, talvez pelo seu jeito sorridente e alegre. Aos 18 anos, no início de 2015, o garoto chegou ao elenco Sub-20 do Leão, mas o tipo físico franzino o atrapalhou. Por isso, o garoto passou um tempo fazendo um trabalho de reforço e aprimoramento físico, o que segurou um pouco seu desenvolvimento no Sub-20. Disputando o Campeonato Brasileiro da categoria, fez apenas 2 jogos como titular e não marcou gols. O contrato do garoto terminaria em maio. Agradecimento na despedida Os garotos usaram as redes sociais para poder externar tudo o que viveram durante o tempo que passaram nas categorias de base do Leão, falaram sobre as conquistas e as derrotas alcançadas, sobre as experiências vividas e, ainda, sobre uma possível volta ao clube que os colocou em evidência. O garoto Geovane escreveu: “Obrigado ao Esporte Clube Vitória por esses 7 anos de aprendizado de vitórias e derrotas que fazem parte da vida, quero agradecer a todos desde o cortador de gramas ao presidente desse clube que abriu as portas pra mim durante esses anos, espero um dia poder volta a vestir esse manto rubro-negro, mas agora estou indo correr atrás dos meus sonhos em outro lugar, mais uma vez, obrigado Esporte Clube Vitória”. Já Ruan Café, que estava no clube há 4 anos e 8 meses, falou de momentos felizes e tristes, e disse esperar que possa voltar ao rubro-negro um dia:
O garoto usou fotos com alguns momentos dele com a camisa rubro negra para agradecer ao clube. Foto: Arquivo Pessoal
“Galera estou aqui para agradecer a todos, foram 4 anos e 8 meses de trabalho firme do Vitória, esse clube que abriu as portas pra mim e me deu todo apoio. Passei momentos felizes e tristes, fato, e tomei uma decisão muito importante para a minha carreira, estou deixando o clube pra ir em frente. E com fé em Deus vai dar tudo certo! Deixando essa terra maravilhosa Salvador! Quero dar um grande abraço a todos os torcedores do Vitoria e todos que torcem pelo meu sucesso. Espero um dia voltar pro vitoria mas se que é daqui pra frente, tmj galera”.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM ESPORTES :

Ver mais em Esportes