Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > esportes
Whatsapp Whatsapp
ESPORTES

Para a Fifa, Victor Ramos ainda é jogador do Palmeiras; entenda

Sistema de transferências da Fifa tem registro de zagueiro como atleta do clube paulista; entenda o caso

• 31/03/2016 às 11:49 • Atualizada em 27/08/2022 às 15:47 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!
Titular no triunfo do Vitória contra o Flamengo de Guanambi no último final de semana, o zagueiro Victor Ramos ainda é atleta do Palmeiras, pelo menos é o que diz a FIFA. No TMS (sistema de transferências da entidade máxima do futebol), o Monterrey, detentor dos direitos federativos do zagueiro, não solicitou o retorno de Victor Ramos após o empréstimo ao Palmeiras, enquanto a diretoria rubro-negra não registrou o novo contrato do atleta. Sendo assim, a Fifa entende que não existe nenhum acordo entre Vitória e Monterrey.
"O uso do TMS é requisito obrigatório para toda transferência internacional de jogadores profissionais de futebol, e toda inscrição desta categoria que se realizar sem TMS se considerará nula", diz trecho do regulamento da Fifa para transferência de jogadores. Em imagem obtida pelo site ESPN, a TMS ainda coloca o atleta como jogador do Palmeiras.
A justificativa da diretoria do Vitória é que se trata de uma transferência nacional, logo não havia a necessidade de encaminhar o contrato ao TMS da Fifa. Após afirmar que o registro de Victor Ramos precisava de uma "liberação especial da Fifa para o Monterrey transferir o jogador", o presidente Raimundo Viana disse que a transferência não se caracterizava como internacional. "A federação chegou à conclusão de que foi uma movimentação interna e não precisava de autorização de ninguém. Por quê? Tudo que diz respeito ao atleta está no Brasil. Os documentos não retornaram ao México", justificou Viana ao site ESPN. Em troca de e-mails com a federação baiana, o diretor do departamento de registros da CBF, Reynaldo Buzzoni, também garantiu que se tratava de "uma transferência nacional pois o ITC (certificado de transferência internacional) estava no Brasil".
O Flamengo de Guanambi fez uma denúncia ao TJD-BA (Tribunal de Justiça Desportiva da Bahia), onde aguarda uma resposta até o final desta semana. O clube pretende ainda consultar a Fifa para checar a legalidade da operação envolvendo Victor Ramos. Caso seja comprovado a falha na transferência, o Vitória corre risco de ser eliminado do Campeonato Baiano e ficar de fora da Copa do Nordeste pela segunda temporada consecutiva.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM ESPORTES :

Ver mais em Esportes