Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > esportes
Whatsapp Whatsapp
ESPORTES

Ramon se firma no time titular do Leão após início bem complicado

Contratado do Bahia de Feira para a base rubro-negra, defensor roeu muito o osso para comer o filé da titularidade

• 04/04/2016 às 10:42 • Atualizada em 30/08/2022 às 4:31 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!
É quase uma regra. Parece discurso padrão de qualquer treinador quando o assunto é colocar os garotos da base na partida. Para a grande maioria, a cria da casa precisa entrar aos poucos, em jogos sem grande pressão para não queimar os futuros craques do clube. Bom, não é o que fizeram com o zagueiro Ramon, que roeu muito osso para hoje comer o filé da titularidade.
Se a afirmação de Napoleão Bonaparte, quando assegura que “a capacidade pouco vale sem oportunidade”, é verdadeira, Ramon é a prova viva disto. O camisa 3 rubro-negro mostrou seu valor no momento mais difícil do Vitória nos últimos anos e não decepcionou.
Em 2015, Ramon fez sua estreia como titular justamente contra o Colo-Colo de Ilhéus. Ele estava em campo na eliminação precoce, ainda nas quartas de final, do Campeonato Baiano do ano passado, ao perder por 2x0 em pleno Barradão. Complicado.
Ramon é titular absoluto e homem de confiança no sistema defensivo do técnico Vagner Mancini. Qualidade de passe e tranquilidade na saída de bola (Foto: Mauro Akin Nassor/CORREIO)
O natural seria o atleta da base ser blindado, sair um pouco de cena. Ramon não fugiu. Depois, estava em campo no empate em 2x2 para o Ceará, o que resultou na eliminação do Nordestão. Ele também foi titular na queda da Copa do Brasil diante do ASA, ao empatar em 2x2 na Toca.
Porém, nada derrubou a vontade de Ramon Menezes. O prata da casa permaneceu se destacando e fez 31 partidas na Série B de 2015, todas na condição de titular. Só não jogou as outras por suspensão. Nenhuma por contusão.
“Não tenho dúvida que o momento mais difícil na minha carreira foi quando subi para o profissional. Era uma fase muito ruim e nada parecia dar certo no Vitória. Sabia que a cobrança seria bem maior que o normal, mas não poderia perder a oportunidade de mostrar meu valor. O bom é que, no fim, deu tudo certo com o acesso”, disse Ramon.
A persistência rendeu frutos. Este ano, Ramon jogou em todos os oito jogos do Vitória na temporada 2016. Ou melhor, todos os 720 minutos do Leão em campo, mais acréscimos. O atleta não foi substituído em nenhuma partida. Mesmo após 51 exibições pelo Vitória e todas as dificuldades pelo caminho superadas, Ramon garante que o nervosismo permanece o mesmo do primeiro jogo como profissional.
“Daqui a 10 anos vou sentir a mesma ansiedade que tive no meu primeiro jogo como profissional. Não será diferente. Claro que é só aquele momento antes da partida começar. Quando a bola rola, a ansiedade fica de lado e tudo que interessa é fazer um bom jogo”, assegurou Ramon.
Qualidade
O que mais chama atenção em Ramon é a técnica. Ao invés dos chutões tradicionais dos zagueiros, o defensor rubro-negro prefere toques curtos e já chegou a driblar atacantes adversários para sair na boa com a bola.
A torcida coloca o coração na mão, mas Ramon garante que tem qualidade para isto, principalmente pela sua formação na base. O atleta de 20 anos revela que só se tornou zagueiro quando subiu para o profissional do Vitória.
“Minha posição original era volante. Já joguei de volante no Bahia de Feira e aqui na base. Isto me ajudou bastante a ter uma saída de bola boa, passe bom, dando qualidade no jogo. O futebol atual pede zagueiros assim”, resumiu o zagueiro, confiante.
Se o zagueiro será ídolo rubro-negro, só o tempo dirá. Porém, nome de craque o garoto tem: Ramon Menezes. O atleta garante que o nome do Reizinho da Toca é apenas coincidência. Uma ótima coincidência, por sinal.
“Já me perguntaram isto algumas vezes. Não foi homenagem. Menezes é o sobrenome de minha mãe. O outro Ramon tem uma história linda no Vitória. Se eu chegar na metade do que ele jogou aqui, com certeza farei parte da história do clube”, completou o Ramon versão zagueiro.
Correio24horas

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM ESPORTES :

Ver mais em Esportes