Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > esportes
Whatsapp Whatsapp
ESPORTES

Retrospectiva 2015: Vitória celebra temporada da superação

Após três eliminações dentro do Barradão, rubro-negro deu volta por cima e conquistou acesso à série A; relembre temporada

• 22/12/2015 às 15:20 • Atualizada em 29/08/2022 às 4:37 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!
Com um ano de altos e baixos, dentro e fora de campo, o Vitória pode tentar descrever 2015 com uma palavra: superação. O time comandado por Ricardo Drubscky começou o Campeonato Baiano sem sofrer sequer uma derrota na fase de grupos. Apesar dos resultados, o rendimento da equipe não agradou a diretoria que demitiu o treinador após 12 partidas comandadas, com 63% de aproveitamento - juntando quatro partidas na Copa do Nordeste e dois amistosos pela Copa São Luís do Maranhão.

Vitória sofreu três eliminações diante de sua torcida no Barradão em 2015. Foto: Foto: Mauro Akin Nassor / Correio*
Sobre o comando de Claudinei Oliveira, o Rubro-Negro não conseguiu melhorar o rendimento e foi eliminado nas quartas de final do Baianão pelo Colo Colo, após perder por 2 a 0, com direito a pênalti perdido por Neto Baiano. O resultado tirou também o Leão da Copa do Nordeste em 2016, já que só os três melhores times do estadual se classificam. Com o rebaixamento para a série B e a desclassificação precoce no estadual, o então presidente do Vitória, Carlos Falcão, renunciou ao cargo na diretoria do Leão. Na noite do dia 31 de abril, Raimundo Viana foi eleito o novo presidente do Esporte Clube Vitória, assumindo um "mandato tampão" até dezembro de 2016. Repetindo o histórico em 2013 e 2014, o Vitória foi novamente eliminado pelo Ceará na Copa do Nordeste. O Leão empatou em 2 a 2 com o clube cearense e foi eliminado pela segunda vez diante da sua torcida no Barradão. A decepção da torcida com o clube não impediu o espírito solidário rubro-negro. Em parceria com a ABTO (Associação Brasileira de Transplante de Órgãos), o Vitória lançou uma camisa com o escudo destacável, que era repassado entre os jogadores na hora da substituição para incentivar a doação de órgãos.

Camisa feita especialmente para a campanha

"Quando o jogo acaba para alguém, ele pode continuar para outra pessoa. Seja um doador. Avise a sua família"
Começando a disputa pela Série B, mais uma derrota. Enfrentando o Sampaio Corrêa, o Leão perdeu por 2 a 0 e gerou revolta dos torcedores no Barradão. Durante a partida, a torcida gritava olé a cada passe dos adversários e, de costas para o campo, protestaram contra a diretoria. Após o apito final, um grupo de torcedores tentou descer a rampa do Barradão e acabou entrando em choque com policiais militares, que jogaram bomba de gás para dispersar o grupo. O péssimo início de temporada do rubro-negro fez com que aumentasse a crise no clube após o Vitória ser eliminado da Copa do Brasil ao empatar em 2 a 2 com o ASA de Arapiraca, novamente no Barradão - a terceira desclassificação com mando de campo no ano. A derrota significou o ponto final a Claudinei Oliveira no comando do Leão, após 11 partidas disputadas, com cinco derrotas e quatro triunfos.

Arena Fonte Nova foi palco da festa de acesso do retorno do Vitória à primeira divisão. Foto: Mauro Akin Nassor/Correio
Na sexta colocação da Série B, o Vitória anunciou no dia 4 de junho Vagner Mancini como o novo técnico do Leão. Na sua terceira passagem pelo rubro-negro (outras em 2008 e 2009), Mancini chegou na Toca do Leão com a missão de garantir o acesso à elite do futebol brasileiro. Ao final do primeiro turno, no dia 17 de agosto, o Vitória liderava a Série B 2015. A boa fase dentro de campo foi confirmada com o triunfo no segundo Ba-Vi da Série B. Após sair perdendo com um gol relâmpago de Kieza, o Vitória virou o placar com Elton, Vander e Diego Renan e garantiu o triunfo por 3 a 1 com o mando de campo Tricolor. No dia 21 de novembro, 41.379 torcedores lotaram a Arena Fonte Nova para verem o Vitória vencer por 3 a 0 o Luverdense e garantir o acesso à Série A do Futebol Brasileiro em 2016. Relembre os gols do jogo do acesso: [youtube IIwQieOw1uY]

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM ESPORTES :

Ver mais em Esportes