E. C. Vitória

Soberano no duelo, Bahia enfrenta o Sport na Ilha do Retiro

Bahia leva vantagem nos confrontos contra o rubro-negro pernambucano em quase todas as competições

Bruno Queiroz, do Correio 24h

Um dos maiores clássicos do futebol nordestino acontecerá pela primeira vez em 2018. O palco será a Ilha do Retiro, às 19h, pela quarta rodada da Série A. Depois deste domingo (6), haverá só  mais um Bahia x Sport na temporada, no chamado returno do Campeonato Brasileiro, na Fonte Nova.

O primeiro confronto entre as equipes foi em 1932, num amistoso no antigo Campo da Avenida Malaquias, primeira casa oficial do rubro-negro pernambucano. Mas foi o tricolor que levou a melhor, vencendo por 2x1.

Poupado contra o Botafogo-PB, Vinícius volta ao time diante do Sport (Felipe Oliveira / EC Bahia 

A primeira partida oficial também teve o Bahia como vencedor. Foi justamente na Taça Brasil de 1959, pelas quartas de final do torneio, no Recife. Novamente triunfo do Esquadrão por 3x2, na Fonte Nova. Na sequência do mata-mata, o Sport goleou por 6x0 no segundo jogo, mas na época não havia desempate por saldo de gols e, no terceiro jogo, o Bahia voltou a vencer por 2x0, fora de casa. 

O tricolor leva vantagem no duelo em quase todas as competições. A exceção é a Sul-Americana, onde os times se enfrentaram em 2015 e o Bahia foi eliminado pelo Sport após ter vencido o jogo de ida por 1x0 e perdido na volta por 4x1, na Ilha do Retiro. 

Ao todo foram 88 partidas, com 36 vitórias do Bahia contra 22 do Leão da Ilha, além de  30 empates. O Esquadrão marcou 119 gols e o rubro-negro pernambucano, 108. Em jogos oficiais, considerando séries A e B, Sul-Americana e Copa do Nordeste, são 47 partidas, com o tricolor vencendo 22, o rubro-negro, 10, e 15 empates. O Bahia marcou 53 gols e o Sport fez 45.

Considerando o total de duelos com mando de campo do rival, a vantagem também é tricolor. Em 41 jogos, foram 15 triunfos contra 13 do time pernambucano e outros 13 empates. Apesar de toda a freguesia, o histórico recente favorece o rubro-negro. Foram dois triunfos  nos dois jogos pela Série A no ano passado. Na Fonte Nova, o placar foi 3x1 e, na Ilha do Retiro, triunfo por 1x0. 

Neste domingo (6), o Bahia deve ir a campo com Douglas, Nino, Everson, Lucas Fonseca e Léo; Gregore e Elton; Elber, Vinicius e Zé Rafael, Edigar Junio.