E. C. Vitória

Vitória perde em casa e é rebaixado para a Série B do Campeonato Brasileiro

Rubro-negro não joga melhor no Barradão e é castigado com gol no fim da partida

Redação iBahia (esportes@portalibahia.com.br)
- Atualizada em

O Vitória foi a campo carregando uma missão difícil, mas longe de ser impossível, nas costas. O Leão precisava vencer o Santos e torcer por um empate ou derrota do Palmeiras para fugir do rebaixamento. No Allianz Parque, o alviverde paulista não conseguiu vencer o Atlético-PR e bastava o dever de casa para continuar na primeira divisão, mas o Leão conseguiu o mais difícil: acabou perdendo em pleno Barradão na tarde deste domingo (7) e garantiu sua estada na Série B de 2015: 1 a 0. O gol foi marcado por Thiago Ribeiro, aos 49 minutos do segundo tempo.


O jogo

O torcedor que foi ao estádio viu um Vitória sem muita inspiração. Os jogadores até mostraram alguma vontade de vencer, mas esbarraram na pouca qualidade individual e coletiva da equipe, que foi dominada na maior parte do tempo. O Santos, que nada tinha a ver com isso e já não aspirava nada no Brasileirão, foi para cima e criou várias chances. O atacante Leandro Damião, por exemplo, não teve do que reclamar, exceto dele mesmo, pois perdeu diversas oportunidade de colocar o placar a favor do alvinegro.


A chance mais perigosa perdida pelos santistas aconteceu aos 16 minutos. Gabriel recebeu na área, girou sobre o marcador e mandou uma bomba, mas a bola explodiu na trave. Entre uma investida e outra, já no fim do encontro, o Santos conseguiu balançar as redes e afundar o Leão para a Série B. Após bela troca de passes, a bola chegou em Thiago Ribeiro, que só teve o trabalho de chutar bem e sair para o abraço.


Este é o quarto rebaixamento do Vitória, que caiu da primeira para a segunda divisão também em 1991, 2004 e 2010. O time do técnico Ney Franco, que conseguiu levá-lo à 5ª posição da tabela no ano passado, entrou para o seleto grupo de mais rebaixados da história da competição, que conta ainda com Sport, Náutico, Santa Cruz, Coritiba e América-MG, todos com quatro rebaixamentos. Os outros rebaixados da Série A do Campeonato Brasilerio deste ano foram Criciúma, Botafogo e Bahia, que perdeu para o Coritiba no Couto Pereira e também garantiu o passaporte para a segundona do ano que vem.