E. C. Vitória

Vitória vence Jacuipense por 1x0 e garante vaga na semifinal do Baianão

Jogo foi tecnicamente fraco, mas garantiu o Leão nas semi

Fernanda Varela, do Correio 24h (fernanda.varela@redebahia.com.br)

A vaga na semifinal do Campeonato Baiano já está garantida. Domingo (19), no Barradão, o Vitória mostrou que não é líder do estadual à toa. Venceu o Jacuipense por 1x0 e emplacou o sétimo triunfo seguido na competição. O Leão é o único time do torneio com 100% de aproveitamento. 

Apesar da importância por cravar a classificação rubro-negra, o jogo não estava cercado de glamour. Como está às vésperas de um jogo importante para o Leão seguir vivo na Copa do Nordeste, o técnico Argel Fucks preferiu mandar a campo um time formado apenas por reservas, com exceção do zagueiro Alan Costa. 

Foto: Maurícia da Matta/EC Vitória

Se o jogo não prometia ser empolgante para o Leão, o mesmo não se pode dizer do adversário. Embalado após três triunfos seguidos, o time de Riachão queria mais um para seguir firme no G4 do estadual. Logo no primeiro minuto de jogo, o time ensaiou um susto no Leão. Lídio cruzou para Levi e o atacante, atrasado, por pouco não conseguiu finalizar. 

Apesar do lance inicial, o início do primeiro tempo só foi quente mesmo devido ao forte calor que fazia em Salvador. Paulinho ainda tentou chegar ao gol com um belo chute de fora da área, mas o Vitória só levou perigo mesmo uma vez, aos 20 minutos, em jogada de Norberto. O lateral cruzou para a Pineda que, escorou para Bruno Ramires. O volante chutou a queima roupa, mas a bola bateu na barriga de Betão. Euller ainda tentou aproveitar e emendou um chute na sequência e Nunes defendeu. O lateral caiu na área e pediu pênalti, sem sucesso.

Estava difícil. O Vitória sofreu para achar espaços para chegar no campo de ataque do Jacupa, enquanto eles também sofriam para encaixar o contra-ataque. Mas, no futebol, basta um golzinho para o confronto ganhar uma nova cara, né?

No último minuto da primeira etapa, enfim um tempero no jogo! Pela direita, Norberto chegou até a linha de fundo e cruzou para o chileno Pineda, que cabeceou e abriu o placar no Barradão. 

O segundo tempo foi ainda mais apagado que o primeiro. Tecnicamente fraco, o jogo só contou com lances de perigo no final da partida. O primeiro veio aos 30, quando Jeorge recebeu uma bola pela direita e chutou cruzado em direção ao gol de Caíque. O goleiro rubro-negro por pouco não foi enganado, mas voltou a tempo de fazer a defesa. Aos 35, pelo Leão, Pineda tabelou com André Lima, mas não conseguiu marcar. O time de Riachão tentou reagir aos 42, após cobrança de falta seguida de cabeçada de Jeorge, mas Caíque fez bela defesa. Índio ainda tentou no [último lance de perigo do time do interior no jogo, mas o arqueiro do Leão estava bem posicionado para confirmar: o Leão está na semifinal do Baianão!


DESCANSADOS

O descanso dado à maior parte dos titulares, que não jogaram ontem, vai ser valioso. Na quarta-feira, o rubro-negro já tem um importante jogo pela frente. Às 21h45, o Leão encara o Sergipe no Batistão, em Aracaju, e precisa vencer para carimbar vaga nas quartas de final da competição.

Em caso de empate ou derrota, o time do técnico Argel Fucks terá que torcer por uma combinação de resultados. Além dos líderes de cada grupo, se classificam os três melhores segundos colocados. Para não correr riscos, o Vitória mandará a campo o que tem de melhor.