Estabilidade e salário em dia são os principais fatores que levam as pessoas a se inscreverem nos concursos públicos, mas será que elas estão realmente preparadas para a provas? O professor de português do Centro Preparatório Jurídico, Diogo Arrais, dá algumas dicas de preparação para a prova de Língua Portuguesa, que está presente na maioria dos concursos públicos realizados.
Confira das dicas:
1º Acervo com cinco ou mais obras gramaticais voltadas a concursos públicos;
2º Obras com milhares de questões comentadas, das provas de concursos anteriores. Pode-se também organizar um HD externo com centenas de provas anteriores;
3º No mínimo, um bom dicionário impresso (de edição atualizada)
4º Redigir semanalmente, no mínimo, três bons textos dissertativos-argumentativos, sobre temas de sua carreira. Exemplo: quem opta pela carreira policial deve redigir sobre temas da Segurança Pública, Sociologia e Atualidades.
5º Assistir a aulas presenciais e a distância, com professores-autores;
6º Aprimorar o conhecimento literário, cinematográfico, artístico. Para se compreender bem um texto de prova, é necessário ver o detalhe, e a Arte evolui qualquer mente;
7º Leia blogs de articulistas conhecidos;
8º Tenha acesso a podcasts jurídicos ou jornalísticos;
9º Procure usar as mídias sociais para espalhar conteúdo pautado por boas referências bibliográficas;
10º Dentro do possível, assista a palestras de candidatos aprovados. Espelhe-se em quem já passou pela vida de concursando.
Veja também:
Leia também:
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!