Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > empregos e concursos
Whatsapp Whatsapp
EMPREGOS E CONCURSOS

2019 chegou: saiba quais os 3 passos para o emprego novo

Psicóloga reuniu três dicas fundamentais para cuidar da sua guinada no mercado de trabalho

Redação iBahia • 07/01/2019 às 10:22 • Atualizada em 31/08/2022 às 8:51 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!
Procurar emprego, está aí uma atividade que todos nós conhecemos bem! Por ser tão comum, parece algo simples, mas não é não, se tem uma coisa que dá trabalho é procurar trabalho!?! Mas calma, temos algumas dicas, importantes, para que você fique a poucos passos do seu novo emprego.
A psicóloga e assessora de carreira da Catho, Carla Carvalho, deu três dicas para começar bem a busca por novas oportunidades no mercado de trabalho.
Planeje
O primeiro passo para uma busca de emprego de sucesso, é planejar como será esse processo. Nesse momento, pense em três fatores: Onde, Quando e Como. Onde você quer trabalhar? Claro que na hora do aperto pouco se escolhe, mas pelo menos dê prioridade para organizações que você deseja trabalhar por algum motivo. Quando? Que dias da semana e horário você irá procurar? Lembre-se que há processos que encerram-se em dias, por isso o ideal é procurar, no mínimo, três vezes por semana. Como? Em que locais você irá procurar? Sites, contatar amigos e conhecidos? Defina como será a sua procura.
Depois de ter as respostas monte uma tabela com os locais que irá procurar, organizações alvo e os dias da semana. Parece demais, mas essa tabela vai te ajudar e muito! Uma dica de ouro aqui é assinar a Catho. Mais de 4 mil novas vagas por dia e várias facilidades que facilitará sua rotina de buscas.
Foto: Reprodução
Tenha um currículo campeão
Claro que você sabe que o seu currículo é a peça chave para o seu sucesso profissional, afinal ele é o primeiro contato entre o recrutador e você. Mas você sabe montar um bom currículo? Tem certeza que todas as informações estão dispostas no seu documento? De uma forma bem resumida, você DEVE colocar em seu documento: dados pessoais, objetivo, resumo de qualificações, experiência profissional, formação acadêmica e finalize com informações adicionais como cursos complementares, prêmios, certificações, por exemplo.
Confira aqui alguns modelos prontos. E se você prefere não se arriscar, não se preocupe, a Catho oferece um serviço de elaboração de currículo, profissionais de RH e psicólogos que entendem a sua carreira e elaboram o seu currículo.
Treine
Após planejar a forma como irá buscar emprego e dar prioridade para o seu currículo, chegou a hora de se preparar para os convites de entrevista. Normalmente, o que será pedido será a sua história pessoal e profissional, ambas tem o mesmo peso, mas o ideal é que você mencione aspectos pessoais que contribuíram para sua carreira. Um exercício bacana é escrever mesmo a sua história, passe para um papel fica muito mais fácil. Depois é só estudar, não precisa decorar, a história é sua, ninguém contaria melhor que você!
E caso você precise de uma ajuda profissional, conte com a Catho para te ajudar também. Com o serviço de simulação de entrevista, você vivencia uma entrevista e é avaliado por profissionais que entendem tudo sobre processo seletivo.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM EMPREGOS E CONCURSOS :

Ver mais em Empregos e Concursos