Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > empregos e concursos
Whatsapp Whatsapp
EMPREGOS E CONCURSOS

5 pensamentos que te atrapalham na hora de conseguir um emprego

É importante entender que você não precisa acreditar no que sua mente diz. Se possível, olhe para as situações de uma maneira diferente, percebendo se o seu pensamento é um fato real ou apenas medo

Redação iBahia • 02/08/2019 às 20:25 • Atualizada em 28/08/2022 às 1:39 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!


Para conseguir um emprego é fundamental desenvolver a sua forma de pensar para não ter o seu desempenho minado no momento mais importante do processo seletivo. Eu não sei se você já percebeu, mas uma série de pensamentos, vozes e conversas inundam nossas mentes diariamente, principalmente quando desejamos criar uma mudança ou superar um desafio. Nestes momentos, você pode ter pensamentos como:

Eu não vou conseguir este emprego;

Haverão muitas pessoas mais preparadas que eu neste processo seletivo;

Já perdi a vaga, pois o meu currículo não é bom o suficiente;

Alguém sem superior completo como eu não vai conseguir uma recolocação fácil.


Entenda que estes pensamentos, até certo ponto, são normais. Eles fazem parte de uma resposta automática produzida pela nossa mente frente a uma situação nova ou desafiadora. Muitas pessoas chamam isso de “autosabotagem”, mas nada mais é do que um movimento da sua mente para te proteger dos riscos que uma mudança na sua vida pode produzir. Isso acontece mesmo que a mudança pareça boa, como conseguir um emprego.


Neste contexto, o cérebro possui um funcionamento estranho. Ele trabalha, geralmente, para manter a sua vida sobre parâmetros ou situações já conhecidas. Para te forçar a continuar onde está a sua mente, produz medo, pensamentos negativos, entre outros sintomas.

Por isso, é importante entender que você não precisa acreditar no que sua mente diz. Se possível, olhe para as situações de uma maneira diferente, percebendo se o seu pensamento é um fato real ou apenas um produto do medo gerado pela sua mente.

Sendo assim, listarei os pensamentos mais comuns e que mais afetam os candidatos na conquista de um emprego:

Foto: Reprodução

1- As empresas não estão contratando na crise

É verdade que, na crise, a demanda por novas contratações são reduzidas e muitas empresas precisam até demitir parte do seu quadro de funcionários. Porém, sempre haverão empresas contratando. Inúmeras empresas são abertas todos os dias e precisam de pessoas para operar. Muitas possuem produtos ou serviços imunes à crise e continuam crescendo e contratando (basta você reparar na quantidade de farmácias e mercados que são abertos diariamente em Santos/SP).

Outro ponto importante é que qualquer empresa possui algum profissional importante apresentando um baixo desempenho. Essa pessoa tende a ser desligada e, como a sua posição é fundamental para a operação, uma nova será contratado. Ainda há o caso de profissionais que, mesmo na crise, pedem demissão para trocar de empresa, mudar de área ou, até mesmo, abrir um negócio próprio!

2- Não existem vagas no mercado

Conforme comentando no item anterior, as vagas existem. Portanto, se você pensa que não tem vagas é porque não está procurando nos lugares certos. A internet facilitou muito a busca por oportunidades no mercado, mas, também, acomodou muitos candidatos que buscam as vagas apenas em 2 ou 3 sites de emprego.

Procure as consultorias de RH da sua cidade. Cadastre o seu currículo nas empresas que tem interesse em trabalhar. Procure por vagas em grupos no Facebook e nas páginas de empresas.

O mais importante é conversar com as pessoas: familiares, amigos ou desconhecidos. Veja se antigos colegas de trabalho sabem de vagas. Você se surpreenderá com como outros profissionais podem te ajudar neste processo.

3- Dado o meu histórico profissional, eu nunca conseguirei um emprego nesta empresa

Talvez o seu histórico seja como uma peneira cheia de buracos, você tenha pingado muito de empresa para empresa ou considere que tenha pouca experiência. Ainda assim, se tem o mínimo esperado pela vaga, candidate-se e dedique-se! As pessoas não conseguem bons resultados porque não entregam 100% de sua energia no processo seletivo pelo simples fato de acreditarem que a empresa será muito crítica.

Como gestor de projetos de RH, inclusive de processos de recrutamento e seleção, posso afirmar: os recrutadores, às vezes, sofrem em conseguir a quantidade de candidatos adequada para conduzir o processo. Mais da metade dos candidatos que enviam currículos para uma vaga, não possuem o mínimo alinhamento com a oportunidade e serão descartados imediatamente. Geralmente, se você possui os requisitos, já estará a frente da grande maioria.

4- Processo seletivo é uma loteria

Ir para um processo seletivo pensando nisso é péssimo. É como acreditar que precisa ter sorte para conseguir um emprego e não é assim que funciona. O processo seletivo é composto por metologias, ferramentas e profissionais especializados para recrutar e selecionar os perfis mais adequados para a vaga.

Não terceirize a responsabilidade para o acaso. A vida é feita de causa e efeito. Portanto, para conseguir um emprego (efeito desejado) você precisa, apenas, da causa certa. Construir um ótimo currículo, estudar a empresa e se preparar para a entrevista é o certo a ser feito. Assim, as suas chances aumentam drasticamente e você assume a responsabilidade pelo seu resultado.

5- As pessoas só são contratadas por indicação

Concordo que quanto menor ou mais imatura for a empresa, maiores são as chances de as indicações serem a principal estrutura de contratação. Só que todas as empresas são assim? NÃO! Talvez você só esteja se candidatando para as vagas oferecidas pelas empresas erradas.

Busque oportunidades em empresas maduras. Assim, sempre passará por processos de recrutamento e seleção adequados onde a indicação não afeta a avaliação e nos quais será contratado o profissional mais preparado e não e amigo do chefe.

Quais dos cinco pensamentos acima você já teve? Já percebeu como afetam o seu processo de recolocação profissional? Veja as situações de forma mais ampla e não apenas da maneira como está acostumado(a) a ver. Dê ouvidos para quem trabalha com isso e não para os seus colegas e familiares que não possuem experiência sobre processos seletivos. Isto fará uma enorme diferença em sua vida!

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM EMPREGOS E CONCURSOS :

Ver mais em Empregos e Concursos