Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > empregos e concursos
Whatsapp Whatsapp
EMPREGOS E CONCURSOS

Bahia: mais de 2,4 mil vagas para concurso público em 2018

Cerca de 30 órgãos do governo federal enviaram pedidos ao Ministério do Planejamento para abrirem concursos públicos

Redação iBahia • 22/01/2018 às 9:16 • Atualizada em 26/08/2022 às 23:13 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!
Uma boa notícia para quem deseja seguir carreira pública: este ano devem ser oferecidas 162 mil vagas em concursos no país, em diversas áreas, com salários que podem ultrapassar R$ 22 mil, segundo levantamento da Associação Nacional de Proteção e Apoio ao Concurso (Anpac). Isso porque, segundo a entidade, a estimativa é de um orçamento maior nas esferas municipais, estaduais e federal para a abertura de novas oportunidades. Na Bahia, estão previstas, pelo menos, 2.428 vagas em todos os níveis de escolaridade.
Cerca de 30 órgãos do governo federal enviaram pedidos ao Ministério do Planejamento para abrirem concursos públicos em 2018. Segundo a Secretaria de Administração do Estado da Bahia (Saeb), já foram autorizados quatro concursos para o Poder Executivo Estadual, além de estar prevista a realização de etapas do concurso da Educação. Já no município de Salvador, a prefeitura informou que, em razão das limitações do ano eleitoral, a Secretaria Municipal de Gestão está definindo o cronograma dos concursos e estuda a criação de vagas na Saúde e Educação.
Na esfera estadual, o edital do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado da Bahia (TCM) já foi publicado. Ainda segundo a Saeb, outros quatro concursos estão previstos para este ano. Entre eles, os da Secretaria da Fazenda (Sefaz) com 60 vagas para auditor fiscal; Polícia Militar com 17 vagas (11 para médicos e 6 para odontólogos); Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), com 135 vagas (33 para professor auxiliar, 30 para professor assistente, 22 para analista, 50 para técnicos universitários).
Novas vagas
Presidente do Grupo CERS, rede de cursos preparatórios, Renato Saraiva chama a atenção para outro aspecto: o número de aposentadorias que devem ocorrer nos próximos 5 anos. “É algo em torno de 40%, o que contribui para que novas oportunidades sejam abertas para quem está se preparando”.
Ele ressalta ainda que a vida de quem faz concurso requer dedicação aos estudos. “Podem ser abertos novos certames a qualquer momento”, pontua Saraiva. Advogada e concurseira, Stella Carillo, 36 anos, sabe disso. O foco de Stella são os cargos estaduais e federais.
“Vou fazer prova nesse final de semana (o que passou) e já tenho outras provas marcadas para os meses de fevereiro, março e abril. Estou esperando abrir vaga para juiz aqui na Bahia para poder me inscrever também. Conquistar uma vaga e ficar perto da minha família, com certeza, é um sonho”.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM EMPREGOS E CONCURSOS :

Ver mais em Empregos e Concursos