Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > empregos e concursos
Whatsapp Whatsapp
EMPREGOS E CONCURSOS

Carreira: E se perguntarem, na entrevista, por quê fui demitido?

Especialistas em RH cantam em coro: seja sincero na entrevista de emprego. Mas o bom senso grita: conte o motivo da sua demissão e perca uma bela oportunidade

Redação iBahia • 09/07/2018 às 10:27 • Atualizada em 27/08/2022 às 14:59 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

Quais as perguntas frequentes. As respostas certas. Que roupa usar. Cumprimentar o recrutador com aperto de mão ou beijo no rosto. São muitas as dúvidas sobre entrevista de emprego que perseguem quem busca um novo trabalho.

Uma delas, e talvez a que mais faz um candidato suar frio, é o que falar quando o entrevistador questiona o motivo da sua demissão. A pergunta pode ser ainda mais perturbadora quando você foi cortado de um emprego por justa causa ou com a justificativa de que você não atendia as expectativas da empresa.

Os especialistas em RH cantam em coro: seja sincero na entrevista de emprego. Mas o bom senso grita: conte o motivo da sua demissão e perca uma bela oportunidade.

Foto: Reprodução

Mas e então, vai falar o quê?

Se você foi demitido por justa causa, por baixa produtividade ou qualquer coisa que possa pesar contra você no processo seletivo, omita essa informação. Se o seu comprometimento fará com que você seja um profissional melhor no novo emprego, o entrevistador não precisa saber do seu passado negro.

Você pode dizer que sua área passou por uma reestruturação e suas atividades não eram mais necessárias ou pode falar que houve redução no quadro de funcionários, o que, hoje, é compreensível devido à instabilidade econômica do país.

Se você preferir falar os motivos reais da sua demissão, procure a melhor versão da história e, se ela envolve erros cometidos por você, coloque na mesa também os aprendizados que você tirou da situação. Mas atenção ao fazer essa escolha, sinta o clima da entrevista e tente avaliar se o recrutador está aberto a isso, pois se não estiver, você tem chances de dar tchau à nova empresa antes mesmo de entrar nela. Boa sorte e juízo no próximo emprego, hein!

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM EMPREGOS E CONCURSOS :

Ver mais em Empregos e Concursos