Empregos

Carreira: Largar tudo para fazer o que gosta, loucura ou felicidade?

Especialista em aprendizagem acelerada dá dicas de planejamento para quem pensar revolucionar a carreira

Redação Catho
Foto: Divulgação
Claro que ter um trabalho e estudar em casa, seja para concurso, vestibular ou provas, não é nada fácil, mas com planejamento pode ser mais simples e ainda sobrar tempo para o lazer.

Para Victor Ribeiro, Especialista em Aprendizagem Acelerada, “quem se planeja e tem metas bem definidas não se distrai com o excesso de entretenimento”. O especialista elaborou 4 dicas para saber se planejar e aproveitar os momentos de lazer sem que eles atrapalhem os estudos e o trabalho.

Determine um prazo para os estudos e bloqueie as horas diárias necessárias

“Pense em quando você gostaria de terminar seus estudos baseado nas datas das provas, por exemplo, e estime quantas horas você vai precisar. Depois, é só determinar o tempo que será necessário por dia ou por semana”, ensina o especialista. Mesmo quem não tem muito tempo, devido ao trabalho ou outras tarefas, pode estudar uma ou duas horas por dia, e em longo prazo isso vai representar muitas horas de estudo.


Crie novos hábitos e um ambiente propício
Se precisar, comunique a família que irá estudar e peça por silêncio ou para que não seja interrompido. “Não adianta tentar implementar todos os hábitos novos de uma só vez, pois isso a pessoas pode encontrar dificuldade em mudar tudo de uma só vez, então prefira criar um hábito novo por veze só iniciar outro depois que um deles estiver realmente solidificado”, explica Victor.

Fazer um “banco de horas”
Uma das formas de aproveitar os momentos de lazer é criando o conceito de “banco de horas” de estudo. “Você não precisa deixar de aproveitar a vida com os amigos e a família, mas é claro que o processo de estudos exige que algumas concessões sejam feitas”, conta o especialista. Assim, o segredo para poder se dar ao luxo de ir ao parque com a família ou ao bar com os amigos é determinando uma meta de tempo de estudo. “Deixe para sair somente se você atingir alguma meta que você estabeleceu ao longo da semana”, sugere.

Dizer 2 “nãos” para cada “sim”
A estratégia final para não sucumbir a todos os convites de amigos e familiares, e assim conseguir mais tempo de estudos, é estabelecer a regra de aceitar apenas um em cada três convites. “Se você começar a aceitar um convite dos amigos para alguma atividade de lazer após dois ‘nãos’, no terceiro convite você pode se permitir dizer um ‘sim’. Dessa forma, conseguirá mais tempo de estudo, evitar se sentir culpado por sair demais, e já começará a passar a mensagem de que você não está tão disponível para atividades de lazer”, explica, alertando que, de fato, o excesso de passeios e diversão não combina com a atitude de quem realmente quer ser aprovado.