Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > empregos e concursos
Whatsapp Whatsapp
EMPREGOS E CONCURSOS

Carreira: o mais importante e menosprezado passo para crescer

Desejo de atingir tais metas pode levar o profissional a algumas conclusões óbvias, porém equivocadas

Redação iBahia • 25/08/2018 às 8:00 • Atualizada em 27/08/2022 às 13:30 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!
Construir uma ótima reputação na empresa em que trabalha, ser reconhecido pelo líder direto, conquistar a almejada promoção ou receber bônus salarial por um excelente resultado alcançado podem ser objetivos muito comuns de grande parte dos profissionais no mercado.
E o desejo de atingir tais metas pode levar o profissional a algumas conclusões óbvias, porém equivocadas:
“Se eu trabalhar mais do que trabalho atualmente, serei visto como um bom profissional.”
“Se eu realizar minhas tarefas com maior rapidez, serei, finalmente, reconhecido.”
“Se eu fizer tudo o que me pedem, com certeza, serei promovido.”
“Esse ano receberei um aumento se bater todas as minhas metas.”
Acreditar que as frases acima funcionam em qualquer tipo de situação, empresa, equipe ou com qualquer líder é o caminho mais curto para a frustração. Esqueça essas generalizações. Por exemplo, o fato de você ter sido promovido no passado, devido a sua grande dedicação, não significa que terá uma nova promoção no futuro se trabalhar com a mesma energia.
Foto: Divulgação
Afinal, o contexto no qual vivemos muda a cada instante. E o mesmo acontece com sua empresa. Às vezes, você conseguiu uma promoção, pois a empresa teve altíssimos lucros e o seu líder esteve próximo a você, percebendo claramente o seu ótimo desempenho. Agora imagine se a empresa obtivesse resultados ruins ou se o seu líder estivesse sempre distante, você acha que o final da história seria, realmente, feliz?
Visto isto, o primeiro passo a ser dado em busca do crescimento em sua carreira é algo simples, mas que muitas vezes não damos o devido valor. Chama-se alinhamento de expectativa. Antes de iniciar qualquer mudança em sua rotina, converse com seu líder e entenda qual a expectativa da empresa sobre o seu trabalho. O que a empresa ou o seu líder espera que você realize? Como eles medirão os resultados do seu trabalho? Se você superar estas expectativas, o que você pode esperar: uma promoção, um aumento salarial ou absolutamente nada?
Aproveite este raro momento e apresente também as suas expectativas, desejos e vontades. O seu líder não conseguirá te ajudar se ele não souber o que você deseja para o futuro. Lembre-se que cada profissional busca uma coisa diferente, alguns um melhor salário, outros oportunidades de crescimento e ainda há aqueles que desejam apenas ficar realizando as mesmas atividades dia após dia.
Entendendo as expectativas da empresa ou da liderança, você saberá exatamente O QUE fazer e COMO fazer para obter o que deseja. Apresentar as suas necessidades permitirá saber se seu objetivo é possível de ser alcançado dentro da atual empresa e no período imaginado ou se deverá efetuar alguma mudança em seus planos.
Perceba que, independente do seu cargo (estagiário, analista, coordenador ou gerente), a sua capacidade de se comunicar de forma clara e assertiva é fundamental para seu crescimento profissional! Portanto, COMUNIQUE-SE!
Sobre o autor
Allan Lopes é Coaching Sistêmico, membro da Internacional Coach Federation, Master Practitioner em PNL e especialista em gestão de performance e em processos de mentoring e coaching aplicados ao ambiente corporativo. Sócio da Soar Desenvolvimento Humano e responsável pela área de Consultoria em Recursos Humanos.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM EMPREGOS E CONCURSOS :

Ver mais em Empregos e Concursos