Empregos

Começam nesta segunda (1º) inscrições para estudar na França

Há vagas para graduação, curso técnico e pós-graduação

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)

Começam nesta segunda-feira (1º) as inscrições para estudantes brasileiros que querem fazer graduação ou pós-graduação em universidades da França. Para realizar as inscrições, os interessados devem buscar o Campus France, agência responsável pela promoção de estudos na França pelo mundo. O órgão possui um site para recolher as candidaturas.



No portal, há opções  para iniciar a graduação (Licence) em uma das 74 universidades públicas do país;  estudar em uma das 20 escolas de arquitetura francesas;  iniciar um curso tecnológico (DUT); ingressar no 2º ou 3º ano de graduação (Licence 2 ou Licence 3) ou ingressar no 1º ou 2º ano de pós-graduação (Master 1 ou Master 2).


Após escolher o curso e a instituição, é preciso conhecer os pré-requisitos para a candidatura, como o nível exigido de conhecimentos em francês ou inglês. Todas essas informações podem ser consultadas no site das universidades ou escolas francesas.


Veja também: Cerca de 110 concursos abrem mais de 50 mil vagas em todo Brasil

Há 250 instituições de ensino conectadas ao Campus France. Caso a escola pretendida não esteja na lista da agência, a candidatura deverá ser apresentada diretamente à instituição de ensino. Se o candidato for aceito, ele precisará realizar um procedimento junto ao Campus France antes de solicitar o visto de estudante no consulado.


Prazos
O prazo para as inscrições varia de acordo com o tipo de candidatura. Para o primeiro ano da Licence e para escola de arquitetura, a data-limite é 15 de janeiro. Para os cursos tecnológicos, 16 de maio. Já para segundo e terceiro ano da Licence, ou para Master, o prazo é 25 de março. Quem estiver em mais de um processo seletivo deve respeitar o prazo de inscrição mais curto. O número de vagas oferecidas varia conforme a disponibilidade e os critérios de cada instituição, podendo mudar a cada ano.