Empregos

Como montar um bom currículo: saiba quais são as habilidades mais valorizadas

Inexperiência em montar currículos pode reduzir a chance de ser convocado para entrevistas

Agência O Globo

Dados divulgados na última semana pelo Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE) mostraram que a taxa de desemprego entre os trabalhadores de 18 a 24 anos é de 26,6%, maior do que o dobro da taxa da população em geral (12,4%). Para o especialista em recrutamento para vagas de início de carreira, Rodrigo Vianna, a inexperiência em montar currículos pode reduzir a chance de ser convocado para entrevistas.

Segundo o especialista, competências técnicas e comportamentais que são valorizadas pelas empresas devem estar expostas no currículo, para que o recrutador perceba o diferencial do candidato frente a outros. Confira, abaixo, a lista das habilidades mais valorizadas:

Habilidades técnicas (hard skills)

Reciclagem constante

Os profissionais não podem parar de estudar. É preciso se reciclar constantemente, para se atualizar tecnicamente com as boas práticas de mercado. Além disso, a existência da formação complementar no currículo — seja MBA, mestrado, ou especializações — é um indicador de que não estão em zona de conforto.

Realizações de projetos

Outra diferencial importante são as entregas efetivas. É preciso contar isso tanto no currículo, quanto nas entrevistas. Ou seja, é importante saber contar sobre os projetos de que você já participou e que tiveram resultados positivos: é necessário evidenciar isso de forma qualitativa e quantitativa.

Inglês – e terceiro idioma

A fluência no idioma inglês ainda é um desafio para grande parte dos profissionais — em diversos níveis hierárquicos. No entanto, essa capacitação é extremamente importante para um mercado de trabalho cada vez mais globalizado, principalmente para cargos de liderança. E, além disso, é válido focar também em um terceiro idioma como atrativo para o currículo.