Empregos

Empresa belga encerra inscrições para programa de trainee no Brasil neste domingo

Processo seletivo visa incentivar a equidade de gênero no mercado de trabalho

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)

A Puratos - empresa belga de panificação, confeitaria e chocolate - encerra inscrições para vagas de trainee neste domingo (24). A seleção tem como objetivo contratar mulheres para trabalhar em finanças, operações e marketing. As interessadas podem se inscrever no site da 99jobs.

Para participar, as candidatas devem ter completado a graduação entre dezembro de 2017 e dezembro de 2019, ter inglês fluente, dinamismo, espírito de equipe e mobilidade internacional - já que parte do programa se passa na Bélgica, sede global da Puratos e parte na sede brasileira, em São Paulo.  

O programa, que este ano conta com três vagas, tem duração de três anos e oferece treinamentos técnicos e comportamentais, mentoria, experiência internacional, interações com diversas áreas, além de networking com executivos do time global e trainees das demais unidades internacionais.

Foto: reprodução
Outra novidade para este ano é o formato de seleção: a primeira etapa do processo seletivo é online, via Chatbot, e é a robô Silvia, uma atriz que assume a representação de uma liderança feminina da Puratos, quem conduzirá a interação com as candidatas ao longo da inscrição.

Enquanto vão fornecendo suas informações pessoais e realizando os desafios on-line da primeira etapa, as candidatas se deparam com um verdadeiro curso de empoderamento. Os conteúdos foram produzidos diretamente pelas próprias lideranças femininas da companhia como a VP de RH, a diretora de vendas, de pesquisa e desenvolvimento, e até da CEO da Puratos, Simone Torres.

A robô Sílvia foi desenvolvida pela 99Jobs, HRtech referência em matching de valores, e simula perguntas para o RH da empresa como se estivesse dando voz a questionamentos que as mulheres gostariam de fazer, mas muitas vezes não têm oportunidade. E o posicionamento da companhia sobre esses temas é trazido de forma clara. As perguntas vão desde como abordar situações salariais desiguais, horários de trabalho difíceis para quem tem filhos, até como ser ouvida em lugares com alta liderança inteiramente masculina, ou ainda o que fazer para conseguir se posicionar em uma reunião e não ser interrompida várias vezes.



Não há informações sobre remuneração. Os aprovados receberão vale transporte, vale alimentação, assistência odontológica, assistência médica e participação nos resultados. O programa tem duração de três anos.

Para os homens que desejam se candidatar a vagas na Puratos, a empresa os convidará para outras vagas da organização, dando chance de também integrarem o time.