Empregos

Enem 2021: confira guia prático de aulões preparatórios para o exame

Provas do Enem 2021 só ocorrem nos dias 21 e 28 de novembro

Mayra Lopes (mayra.lopes@redebahia.com.br)
- Atualizada em

As provas do Enem 2021 só ocorrem nos dias 21 e 28 de novembro. Mas, a maioria dos candidatos inscritos estão em ritmo intenso de estudos. Por isso, o iBahia fez uma lista de aulões, simulados e eventos de estudos voltados para o tema. Confira:

Aulão Solidário Viver
A Organização não-governamental Viver promoverá, nesta sexta-feira (19), um aulão solidário para estudantes de Cajazeiras que vão prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As provas digital e impressa serão aplicadas no próximo domingo (21) e no dia 28 de novembro. 

A ação acontecerá, às 9 horas, no Teatro Boca de Brasa, em Cajazeiras. Para se inscrever, basta levar um quilo de alimento não-perecível. Tudo que for arrecadado pela ONG Viver será revertido para famílias carentes do bairro. 

Aulões da Villa Global Education
Villa realizará dois aulões no Teatro da Cidade, Campus Villa Paralela, nos dias 18 e 25 de novembro, das 14h às 17h. Cada aluno poderá levar dois convidados. Para participar do aulão, os estudantes devem doar 1 kg de alimento não perecível no ato da inscrição. Todas as doações serão destinadas a uma instituição social atendida pelo Villa.

Aulões Uninassau
O Centro Universitário Maurício de Nassau Salvador e Faculdade UNINASSAU Lauro de Freitas realizam aulões pré-Enem neste sábado (13). Os eventos têm início a partir das 9h, no campus Mercês, situado na rua Direita da Piedade, no bairro Politeama, em Salvador; e na unidade Lauro de Freitas, na Estrada do Coco, km 4,5 (ao lado do Hospital Menandro de Farias). 

Na capital baiana, a iniciativa gratuita contempla aulas de Redação, Língua Portuguesa, Matemática e Ciências Biológicas. Além de promover ginástica laboral e orientação nutricional para cerca de 100 inscritos do projeto Força Jovem, já inscritos na atividade. 

Já em Lauro de Freitas, cerca de 50 estudantes poderão participar gratuitamente mediante inscrição prévia, até o dia 12 de novembro, neste link. O público terá aulas de Língua Portuguesa e Redação. O aulão é realizado em parceria com a secretaria municipal da Juventude de Lauro de Freitas. Em todas as atividades, serão seguidos todos os protocolos sanitários contra a Covid-19 vigentes. 

Boa Prova Enem - Uniruy
Aqueles que forem realizar a prova neste ano, contarão com dois aulões preparatórios gratuitos realizados pela Bahia FM e o Portal iBahia, em parceria com a Uniruy. O Aulão Boa Prova – ENEM 2021 acontecerá nos dias 6 e 7 de novembro (presencial e virtualmente); e no dia 8 de novembro (simulado virtual). Mais informações, neste link

Instituto Cervantes
O Instituto Cervantes, centro cultural oficial do Governo da Espanha em Salvador, abriu inscrições - com vagas limitadas - para aulões virtuais de revisão direcionados a estudantes que vão prestar o Enem optando pelo espanhol como língua estrangeira. Serão realizadas quatro edições dos aulões virtuais, totalmente gratuitos, nos dias 20 e 27 de outubro e 03 e 10 de novembro (quartas-feiras), sempre às 16h. Cada turma terá, no máximo, 50 estudantes. As aulas serão ao vivo e interativas, com duração de uma hora. Mais detalhes neste link.

Mega Revisão Enem - UniFTC
A Rede UniFTC abriu as inscrições para a 7 edição do projeto Mega Revisão Enem, que acontece nos dias 17 e 18 de novembro, às 18h30, de forma virtual. O projeto, será on-line e conta com a participação de professores especialistas em aprovação no exame. Os interessados podem realizar as inscrições através deste link.  



Enem.VC - Unijorge
Alunos do ensino médio de todo o estado terão um reforço para os preparativos do Enem com uma programação especial desenvolvida pela Unijorge. Os jovens irão contar com dicas de professores, vestibular simulado e um mega aulão de revisão. As inscrições gratuitas já estão abertas e podem ser feitas pelo site da universidade. Confira aqui mais detalhes.

Enem na Mira - Unifacs
No ar desde 21 de junho, a plataforma gratuita de conteúdos educacionais Enem na Mira, realizará nos próximos meses 4 aulões temáticos específicos, sendo dois com duração um pouco menor e dois super aulões com revisão de todos os conteúdos abordados.

As aulas serão transmitidas no formato de live, sendo que em algumas localidades será possível a presença de estudantes de forma presencial. No dia 6 de novembro, os profissionais do Aprovasom, projeto realizado por professores músicos, irão utilizar paródias para ensinar e ajudar na fixação de conteúdos importantes, colaborando para a preparação dos estudantes. A aula será transmitida de Florianópolis (SC), das 9h às 12h no sábado, exclusivamente aos inscritos no canal. Já a aula de quarta-feira, 10 de novembro, será organizada pelo time de professores do cursinho digital Me Salva!, das 9h às 17h. Para fechar a rodada de aulas preparatórias, no sábado, 13 de novembro, acontecerá o último aulão de revisão de conteúdos, das 8h30 às 17h. As  inscrições pode ser feitas neste site. 

Sistema de Ensino pH
O Sistema de Ensino pH promoverá o Aulão pH no dia 30 de outubro. Realizado no formato online, o evento gratuito acontecerá das 9h30 às 18h e será dedicado à revisão dos principais tópicos de cada disciplina, além de oferecer dicas de preparação. O aulão contará com a participação especial de Clóvis de Barros Filho, Professor Doutor e Livre-docente pela Escola de Comunicações e Artes da USP. Os interessados podem ter acesso a mais informações através deste link