Empregos

Entrevista de emprego vai ser online? Saiba como se preparar

O fato de não ser presencial não pode servir para não se preocupar com detalhes para impressionar

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)

Com a chegada da pandemia e o consequente home office, diversas empresas preferem realizar os processos seletivos de maneira online. Isso inclui a entrevista, que é o momento de impressionar o local onde você pretende trabalhar. O fato de ser online não diminui o nível de preocupação com alguns detalhes. O gerente do UNIFACS Carreira, Kleidson Daniel, dá dicas para quem ainda não tem certeza de como se comportar.

Olho no ambiente

“Primeiro, o ambiente precisa ser adequado, com um fundo adequado, sem barulho e bem iluminado”. Ele explica que é importante escolher um cenário confortável, neutro, sem elementos que possam causar distrações ou uma má impressão ao entrevistador. “Um armário quebrado, uma cama desarrumada, bagunça... tudo isso pega mal”, avalia.

Tenha uma boa apresentação pessoal

Assim como nas entrevistas presenciais, a imagem do candidato faz diferença no recrutamento virtual. “A pessoa precisa se preparar como se fosse encontrar o recrutador pessoalmente. Usar uma roupa que siga o dress code da empresa, por exemplo, seguindo a mesma lógica da entrevista presencial”.

Busque a empatia

Conversar com alguém através da tela do computador pode parecer impessoal e até mesmo frio, mas Kleidson revela que há uma forma de gerar mais empatia: “Tem que olhar para a câmera, não para a sua tela. O contato visual é a câmera – é como se ela fosse o olho”. Também é importante manter uma conversa natural, não montar um script – o recrutador poder não estar perto de você, mas ele vai perceber se você tiver escrito respostas pré-prontas e decidir dar uma espiadinha nelas durante a entrevista.

Confira sua internet

Por fim, é essencial ter uma boa conexão. Se perceber que a internet está instável, já se programe para usar a do celular. Além disso, Kleidson Daniel sugere que, se possível, o candidato teste o link da reunião com antecedência e entre na sala cerca de 20 minutos antes – evitar atrasos é importante tanto no mundo lá fora quanto no meio virtual.