Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > salvador
Whatsapp Whatsapp
SALVADOR

Especialista dá dicas para as mulheres se destacarem no mercado de trabalho

Solange Melo, filósofa e especialista em coach, fala sobre a importância da qualificação, estudo e o valor da feminilidade

• 08/03/2012 às 7:31 • Atualizada em 01/09/2022 às 7:31 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!
A Pesquisa de Emprego e Desemprego na Região Metropolitana de Salvador (PEDRMS), divulgada nesta terça-feira (6), revelou que a taxa de desemprego feminino caiu durante 2011, mas que as mulheres continuaram sendo minoria entre os ocupados, e a maioria absoluta entre os que não estão trabalhando, assim como tiveram condições inferiores de trabalho e continuaram ganhando menos do que os homens. Diante deste quadro, como as mulheres podem revertê-lo e também ser destaque em seus empregos?
Segundo Solange Melo, filósofa e especialista em coach, a qualificação, o estudo e a formação continuada é muito importante. Para ela, a mulher sai de uma briga pelo lugar, poder e dinheiro e busca muitos valores em relação ao trabalho com mais consciência. Além disso, Solange acredita que elas não estão buscando mais a questão de salário, mas a condição de ser mulher.
'Elas (as mulheres) não estão buscando mais a questão de salário, mas a condição de ser mulher', diz especialista
Solange destaca que o relacionamento é muito importante em qualquer área de trabalho e que, em primeiro lugar, a mulher deve se relacionar consigo, com o seu feminino. Ela deve estar onde quiser, preparada na parte científica, mas também na sua parte de ser mulher e caminhar junto, defende. “A caminhada não é brigando com o poder, nem com homem, mas sim juntos, homens e mulheres, sem perder a minha identidade”, afirma Solange. A especialista em coach afirma que há a volta do feminino com consciência. "E quanto mais a mulher toma consciência do seu espaço e do que pode fazer, ela tem tudo e não abre mão de sua espiritualidade". Solange conta que muitas mulheres em diversas áreas buscam isso hoje em suas vidas e desejam resgatar o seu natural. Segundo ela, o Brasil é modelo de mulheres empreendedoras de sucesso e todas elas querem ser mães, cuidar dos filhos e ter seus próprios negócios.
'O Brasil é modelo de mulheres empreendedoras de sucesso e todas elas querem ser mães, cuidar dos filhos e ter seus próprios negócios'
Vantagens de ser mulherEm um quadro de desigualdade no mercado de trabalho, é fundamental que as mulheres saibam quais suas vantagens e seus pontos fortes. Ainda de acordo com Solange Melo, a mulher é mais intuitiva, aberta ao diálogo e "tem uma vantagem fantástica caso saiba desenvolver seu talento". “O diferencial do sucesso é buscar é esses valores internos nossos”, acredita. Além disso, se a mulher está se vestindo e se comportando da mesma maneira que os homens, ela não está avançando e o ideal é resgatar o feminino. “Quem já despertou, já agregou um valor novo, que muitos homens não conseguiram ainda. Com meu talento, meu sorriso, a maneira de dar bom dia, o que eu construí como ser: é com isso que eu quero fazer diferença na minha empresa”, defende Solange, ressaltando que isso é um trabalho do cotidiano. E para as mulheres que se sentem desconfortáveis em seus empregos pela sua condição de ser mulher, ela afirma que a primeira atitude é tomar consciência que precisa mudar. “A gente tem que estar atento no presente e não se submeter”, aconselha. CoachO coach personal é o profissional que presta auxílio em qualquer processo de mudança profissional, como dificuldade relativa a questões emocionais, baixa auto-estima, processo de autoconhecimento, suporte para realização de ações urgentes e importantes. O trabalho também é voltado para as pessoas terem foco nas suas atitudes e realizar sua vida de forma mais prazerosa e com mais satisfação. Além disso, é destinado para auxiliar a alcançar melhores resultados profissionais ao potencializar os pontos fortes.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM SALVADOR :

Ver mais em Salvador