Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > empregos e concursos
Whatsapp Whatsapp
EMPREGOS E CONCURSOS

Foi demitido? Veja 5 dicas para lidar melhor com este período

Uma pesquisa da Universidade de East Anglia mostra que a dor que o indivíduo sente após a demissão é superior ao de uma separação

Redação iBahia • 01/08/2017 às 11:51 • Atualizada em 28/08/2022 às 8:28 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!
De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia (IBGE), o Brasil registra mais de 14 milhões de pessoas desempregadas no segundo semestre de 2017. Para Daniel Olszewer, especialista em carreira e criador do Coworking 1108, há cinco passos fundamentais que o profissional podem fazer para lidar bem com esta fase da vida.
1) O pontapé pode te levar para frente
Temos uma sensação, com o desemprego, de tempo livre e tendemos a trocar o dia pela noite. É aí que reside o perigo. Estabeleça uma rotina desde a hora de despertar ao momento de adormecer. Pratique um exercício físico, leia mais e ouça música. São nestes momentos que o nosso cérebro está relaxado e surgem grandes ideias. Inclusive ideias para abrir um negócio, falar com conhecidos sobre a sua situação e até trocar de carreira.
Foto: Divulgação
2) Não crie expectativa
Esse passo é um dos mais difíceis de praticar por quem está procurando emprego, porém o mais necessário. Muitas empresas não dão feedback para o candidato quando estes não são aprovados nos processos seletivos. Por isso, a ansiedade acompanhada da expectativa toma conta de muitos. Para minimizar isso pratique Mindfulness. A prática não envolve dinheiro e é relativamente simples. Trata-se de concentrar os cinco sentidos no momento presente. Automaticamente o seu cérebro terá uma sensação de satisfação e elevará as suas conexões neurais. Isso ajuda muito nas entrevistas.
3) Aposte em um hobby/freela que você goste para ganhar um dinheiro extra
As formas de trabalho vêm mudando com o passar do anos. Estamos vivendo uma era em que as atividades se fundem com a personalidade e aptidão dos seres humanos. Com isso, muitas pessoas estão ganhando dinheiro com trabalhos pontuais. Descubra o seu dom além do trabalho formal. E caso não queria trabalhar em casa ou sozinho opte por um coworking. Como o Coworking 1108. Você pode descobrir que este seu trabalho temporário tem mais lucratividade que o registrado.
4) Vá ao psicólogo Acredite: isso não envolve dinheiro. Há muitos Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) e universidades que disponibilizam atendimentos gratuitos. Basta se inscrever e ter assiduidade às consultas. De acordo com a pesquisa da Universidade de East Anglia, os indicadores de saúde mental e satisfação com a própria vida após uma separação só normaliza após 4 anos. Já no caso de demissão esses índices, mesmo após estes 4 anos, podem continuar caindo. É preciso compreender esses sentimentos como tristeza e frustração.
Foto: Divulgação
5) Supere o ex-emprego antes de engatar em um novo emprego formal
Eu sei que você pode ser pai/mãe de família, ter aluguel para pagar e contas chegando todo mês. Porém, reflita antes de começar em um novo emprego. Lembre-se que envolve um compromisso com outro alguém e que nem sempre é na primeira oportunidade que vai aparecer o trabalho ideal e que pague o que você precisa, mas não desanime. Organize-se, cheque quais serão as suas atividades, pesquise sobre a empresa, tente conversar com quem já trabalhou e trabalha na corporação. Dialogar e pesquisar: essas são as palavras da vez neste momento.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM EMPREGOS E CONCURSOS :

Ver mais em Empregos e Concursos