Empregos

Gestores de RH dizem o que buscam dos candidatos

A rede de hotéis Accor contrata, em média, 21 pessoas por mês na Bahia para os seus oito hotéis na capital, Feira de Santana e Vitória da Conquista

Graciela Alvarez (graciela.alvarez@redebahia.com.br)

Diante dos números de desemprego no país, se estar empregado já é bom, fazer parte de uma empresa com um excelente ambiente de trabalho é melhor ainda. E é possível fazer parte de organizações que, mais que uma remuneração atrativa, valorizam e reconhecem os seus funcionários. Mas como chegar até elas? O Correio contatou as Melhores Empresas para Trabalhar do instituto Great Place to Work (GPTW), última lista nacional e a primeira da Bahia, e apresenta algumas dicas. Confira as oportunidades de empregos para a Bahia e para o Brasil

Na oitava posição no ranking GPTW Brasil 2014, a rede de hotéis Accor contrata, em média, 21 pessoas por mês na Bahia para os seus oito hotéis na capital, Feira de Santana e Vitória da Conquista. O diretor de Recursos Humanos das Américas e Caribe da companhia, Fernando Viriato, explica que, por conta da rotatividade do segmento, aproximadamente, 250 vagas são abertas por ano na Bahia. No entanto, para o próximo ano as expectativas são ainda mais animadoras. “Vamos abrir dois novos hotéis em Salvador no segundo semestre. Devemos abrir cerca de 140 novos postos”.


Camareira, garçom, cozinheiro, ajudante de cozinha e recepcionista são as funções mais demandadas. Além das exigências técnicas, Viriato traça um perfil comum a todos os colaboradores do grupo Accor.


“Queremos pessoas motivadas pela própria qualidade de prestar o bom atendimento, que saibam trabalhar em equipe, aptas para crescer profissionalmente e com aptidão de construir um bom lugar para trabalhar”, revela. “Buscamos profissionais que queiram crescer com a gente”.



Confira a relação dos locais onde se candidatar

Qualificação e identificação com os valores da empresa. Essa é a primeira dica para quem pretende fazer parte da equipe do Laboratório Leme, primeiro lugar no GPTW Bahia 2013. Para a gerente de RH da empresa baiana, Eugênia Ávila, conhecimento é o pré-requisito básico. “Além de saber fazer, quero gente que goste de trabalhar com as pessoas, que se preocupe com a melhoria contínua e que tenha foco nos resultados”, diz, para sentenciar: “A seleção não é um processo árduo, é necessário. Afinal, se escolho bem, tudo flui melhor”.  O responsável pelo conteúdo do instituto GPTW Brasil, Bruno Mendonça, diz que, devido ao reconhecimento público dado a essas organizações quando listadas como as Melhores Empresas para Trabalhar, elas se tornam mais atrativas no mercado de trabalho, aumentando consideravelmente a concorrência pelas vagas abertas por essas empresas. “A disputa entre as 130 premiadas na lista GPTW – Brasil 2014 foi, em média, de 103 candidatos por vaga no ano de 2013 e isso, certamente, indica que os postulantes aos cargos dessas empresas devem se empenhar bastante para conseguir êxito”, revela.Assim como os gestores da Accor e do Leme, ele afirma que competência técnica sempre será importante, mas “no entanto, uma característica das Melhores Empresas para Trabalhar é selecionar pessoas que também possuam linhamento de valores com os valores e propósitos da organização”, afirma.GPTW Bahia : inscrições para a lista local podem ser feitas até 3 de novembro

As empresas com sede na Bahia interessadas em saber como andam as suas políticas de RH terão mais uma chance de ver seu nome na segunda lista GPTW Bahia. O instituto prorrogou até 3 de novembro as inscrições, que devem ser realizadas no portal www.greatplacetowork.com.br.


A consultora de relacionamento do GPTW, Carla Costa, explica que, apesar de ficarem abertas o ano inteiro, o prazo existe por uma questão burocrática: “Temos que aplicar a pesquisa nas organizações até 28 de novembro”. Vale ressaltar que todo o processo é gratuito. Presente em 53 países, o GPTW é responsável por elaborar 115 rankings no mundo, sendo 20 no Brasil.


Como participar

Pré-requisitos Ter mais de 50 funcionários e CNPJ na Bahia

Inscrição  Gratuitamente no site www.greatplacetowork.com.br

Prazo Até 3 de novembro

Premiação Março de 2015. A divulgação será feita no jornal CORREIO, parceiro de mídia do GPTW