
Para você, home office já é uma realidade? Para 25% dos profissionais, o trabalho remoto já é uma prática presente por, pelo menos, uma vez por semana, conforme indicou a Pesquisa dos Profissionais Brasileiros da Catho. Realizada em espaços alternativos – cafés, parques, lanchonetes ou até mesmo, em casa – a modalidade tem sido cada vez mais introduzido pelas empresas e está sendo apontada como uma das grandes tendências para o futuro.
O levantamento apontou a periodicidade com que os profissionais executam home office: uma vez por semana (9%), de uma a duas vezes por semana (6%), de duas a três vezes por semana (3%) e mais de três vezes por semana (7,5%).
Para Maiara Tortorette, gerente da Catho, para um futuro próximo, o conceito de confiança será cada vez mais presente. A relação será construída por meio de resultados e entregas, sem ter como base as tradicionais 44 horas semanais dentro de um escritório.
“A inserção desse modelo de trabalho será inevitável, principalmente com a expansão dos negócios ligados à área de tecnologia. Na Catho, por exemplo, já incorporamos o trabalho remoto até três vezes por semana e, alguns times, já são formados remotamente, se interligando de diferentes locais do Brasil com um único propósito”, afirma.
Veja mais
Ainda de acordo com a pesquisa, a produtividade é uma vantagem destacada pelos profissionais que fazem home office. 72% deles disseram que os impactos são positivos, enquanto para 24,5% são neutros.
“Muito se fala sobre futuro digital com automatização de processos, mas a realidade é que será fundamental investir em humanização. Ser digital é imprescindível, já observamos isso no presente, porém investir em pessoas será a chave do sucesso e diferencial competitivo dos talentos mais disputados do futuro”, enfatiza Tortorette.