Empregos

ICMBio abre mais de 100 vagas com salário de até R$ 8 mil

As inscrições iniciam na próxima sexta-feira (3) e seguem até o dia 23 de dezembro no site do Cebraspe

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)

O concurso público do Instituto Chico Mendes de Conservação de Biodiversidade (ICMBio) abriu nesta semana o edital com 171 vagas imediatas para técnico e analista ambiental. A remuneração varia de 3.605,34 a 8.089,64 reais.

As inscrições para a seleção iniciam na próxima sexta-feira (3) e seguem até o dia 23 de dezembro no site do Cebraspe. As taxas custam 72,80 reais (nível médio) e R$ 104 reais (nível superior). As vagas estão sendo ofertadas para os estados do Acre (14), Amapá (12), Amazonas (34), Maranhão (oito), Pará (69) e Rondônia (34). Neste caso, os candidatos aprovados terão que ter disponibilidade de mudança de estado. 



Provas
As provas objetivas ocorrerão no dia 6 de fevereiro de 2022 nas cidades de Belém (PA), Macapá (AP), Manaus (AM), Porto Velho (RO), Rio Branco (AC) e São Luís (MA). O edital reserva 15 vagas para os candidatos portadores de deficiência e 34 para os candidatos negros. No geral, 61 vagas são para o cargo de analista ambiental, que exige diploma de nível superior em qualquer área de formação reconhecida pelo MEC. O salário será de 8.089,64 reais por jornada de trabalho de 40 horas semanais.

As outras 110 vagas são para o cargo de técnico ambiental com exigência de conclusão de curso de ensino médio. A remuneração será de 3.605,34 reais por carga horária semanal de 40 horas.

Avaliação das provas - Para cargo de analista ambiental, os candidatos farão a prova objetiva com 40 itens de conhecimentos básicos e 60 itens de conhecimentos específicos. Já o de técnico ambiental, deverão responder a 50 itens de conhecimentos básicos e 70 de conhecimentos específicos.

Na categoria conhecimentos básicos estão: língua portuguesa, noções de gestão, noções de direito administrativo, legislação, integridade pública, atualidades e noções de informática. Os conhecimentos específicos envolvem os seguintes assuntos: ecologia, conservação e manejo da biodiversidade, biodiversidade, zoologia, botânica e história natural, recursos florestais, planejamento e gestão de UC, aspectos históricos, sociais, geopolíticos e ambientais da região da Amazônia, povos e comunidades tradicionais e conservação da biodiversidade.

Valendo 30 pontos, há também uma prova discursiva. Mais detalhes podem ser conferidos no edital. As informações são do site Exame.